Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 03 Jan 2020 | Redação Natália Bonavides teve o pior desempenho entre os parlamentares do Rio Grande do Norte

Deputada do PT foi a última colocada entre deputados e senadores do Rio Grande do Norte e ficou na 580a posição entre os parlamentares do Brasil, segundo o Ranking dos Políticos. A parlamentar petista teve um desempenho negativo de menos 309 pontos.

Crédito da foto: Reprodução Natália Bonavides decepcionou no primeiro ano na Câmara dos Deputados

Por César Santos - JORNAL DE FATO

Natália Bonavides (PT) chegou à Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2019, cheia de expectativa. Havia sido eleita com a segunda maior votação no Rio Grande do Norte, 112.998 votos (7.02%). Jovem, discurso afinado com as lutas sociais e destacada atuação na Câmara de Vereadores de Natal, a debutante em Brasília seria “o nome” da bancada potiguar. Todos apostavam suas fichas na parlamentar petista.

Decepcionou. O primeiro ano de Bonavides foi um fiasco na Câmara dos Deputados. Pouco ou quase nada produziu, segundo órgãos que acompanham o desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional. O “Ranking dos Políticos” colocou a petista na última posição entre os deputados e senadores potiguares e na 580ª posição entre todos os parlamentares do país. Ela teve desempenho negativo menos 309 pontos.

Conforme os critérios estabelecidos pelo “Ranking dos Políticos”, o pior desempenho de Natália Bonavides foi em “qualidade legislativa”, que leva em conta as votações das leis mais relevantes do Congresso. A deputada petista ficou com 345 pontos negativos nesse item. Ou seja, na referência mais importante da atuação de um parlamentar, o petista praticamente não cumprir o dever do mandato.

A melhor pontuação de Bonavides foi no item “presença nas sessões”, com 13 pontos positivos. Já em “privilégios”, item que compara o valor gasto pelo político, no período total do mandato, com média de gastos dos demais parlamentares no mesmo período, o desempenho da petista foi um fiasco, ficando com 2 pontos negativos.

A colocação de Natália só não foi ainda pior porque ela somou mais 25 pontos por ter formação profissional, ter permanecido filiada ao mesmo partido e por abrir mão de aposentadoria especial.

 

Zenaide ficou na penúltima colocação da bancada federal potiguar

OUTRO FIASCO

O “Ranking dos Políticos” também revela péssimo desempenho do mandato de Zenaide Maia (Pros) que debutou no Senado da República em 2019. Ela ficou na penúltima colocação da bancada potiguar e na 510ª posição entre os parlamentares brasileiros, com 166 pontos negativos.

O fiasco de Zenaide Maia foi agravado pela troca de partido. A senadora foi eleita pelo PHS nas eleições 2018, e no início da legislatura em 2019, ela saiu para o Pros, partido que preside no Rio Grande do Norte.

Assim como Natália Bonavides, Zenaide teve um desempenho sofrível quando foi chamado para trabalhar e votar projetos de combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício do dinheiro público. Zenaide, por exemplo, se negou a assinar o pedido de CPI da Toga para investigar ministros dos tribunais superiores. A senadora, assim como Bonavides, votou contra a reforma da Previdência, vista como necessários para retomada do crescimento do país.

Como foi o primeiro ano da atual legislatura, os parlamentares do Rio Grande do Norte, que no geral tiveram desempenho sofrível, podem se recuperar a partir de 2020.

O “Ranking dos Políticos”, conforme destaca o próprio site, existe para fornecer informações sobre quem é quem no Congresso Nacional. “Não temos rabo preso com ninguém. Não somos filiados a nenhum movimento, grupo ou partido. Não temos relação com o Governo. Temos apenas três bandeiras: anticorrupção, antiprivilégios e voto consciente”, destaca.

Senador Styvenson tem o melhor desempenho do RN

Para chegar ao Senado da República, o capitão Styvenson Valentim (Podemos) teve de desbancar nomes da política potiguar como os ex-senadores e ex-governadores Garibaldi Filho (MDB), José Agripino Maia (DEM) e Geraldo José de Melo (PSDB). Os 745.827 votos (25,36% dos votos válidos), que lhe deram a primeira colocação nas eleições 2018, aumentaram a sua responsabilidade e o seu desafio.

No primeiro ano em Brasília, Styvenson deu resposta positiva. Ele é o campeão em desempenho da bancada federal potiguar e o 64° colocado entre todos os parlamentares do Brasil, com 313 pontos positivos. Para se ter ideia da boa pontuação de Styvenson, o segundo colocado do RN é o deputado General Girão (PSL), com 257 pontos positivos e na 101ª posição geral. Depois daí aparece o deputado federal Fábio Faria (PSD), que cumpre o terceiro mandato, com 116 pontos, na 209ª colocação geral (veja quadro com a colocação e pontuação dos 11 parlamentares do RN).

O bom desempenho do senador Styvenson se explica em sua posição firme em defesa de projetos e ações de combate à corrupção. Ele foi o único senador potiguar que assinou o pedido de instalação da CPI da Toga, defendendo a investigação nos tribunais superiores do Judiciário brasileiro.

A pontuação de Styvenson poderia ter sido ainda melhor, se não fosse o fato de ele ter trocado de partido. O senador saiu do Rede Sustentabilidade, pelo qual foi eleito em 2018, para o Podemos.

Posição dos parlamentares do RN no Ranking dos Políticos

64ª posição – Styvenson Valentim (Pode) +313 pontos

101ª posição – General Girão (PSL) +257 pontos

209ª posição – Fábio Faria (PSD) +116 pontos

263ª posição – João Maia (PL) +61 pontos

307ª posição – Walter Alves (MDB) +35 pontos

324ª posição – Benes Leocádio (PRB) +24 pontos

425ª posição – Beto Rosado (PP) -42 pontos

471ª posição – Jean-Paul Prates (PT) -85 pontos

480ª posição – Rafael Motta (PSB) -108 pontos

510ª posição – Zenaide Maia (Pros) -166 pontos

580ª posição – Natália Bonavides (PT) -309 pontos

Fonte: Ranking dos Políticos.

Tags:

Natália Bonavides
deputada federal
Câmara dos Deputados
Styvenson Valentim
Senado da República
Ranking dos Políticos

voltar