Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 13h45 | 03 Jun 2020 | Redação Disputa pela Reitoria da Ufersa é acirrada: conheça o perfil dos cinco candidatos

Crédito da foto: Reprodução Campus Central da Ufersa, em Mossoró

Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realiza no próximo dia 15 consulta acadêmica que definirá o próximo reitor da instituição. Cinco nomes disputam o cargo: os professores Jean Berg Alves da Silva, Josivan Barbosa, Ludmilla Serafim, Rodrigo Codes e Rodrigo Sérgio. A consulta que definirá os três nomes da lista tríplice acontecerá de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A Ufersa utilizará o SIGEleição, sistema de eleição on-line desenvolvido com objetivo de reduzir os esforços financeiros, logístico e humano necessários em qualquer processo eleitoral.

Dos nomes colocados à disposição da comunidade acadêmica, apenas um não se apresentava como opção antes do período eleitoral: o professor Jean Berg Alves da Silva, que até então exercia a função de pró-reitor de pesquisa e graduação. Jean, que está na disputa com o número 71, possui graduação em Medicina Veterinária pela própria Ufersa, mestrado e doutorado em Ciências veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2003).

É professor da Ufersa desde 2006. Entre as propostas presentes no seu plano de gestão, destacam-se a defesa de uma política institucional de humanização; criação de comitê de saúde mental; política de combate ao assédio; plano de criação e restauração de ambientes de permanência e convívio; e calendário desportivo e cultural. Jean Berg tem como candidata a vice a professora Subênia Karine de Medeiros.

Oito anos após deixar o posto de reitor, o professor Josivan Barbosa busca agora retornar ao cargo, afirmando que ainda há muito o que ser feito pela instituição. Em entrevista ao JORNAL DE FATO, o candidato justificou sua postulação argumentando que há várias “lacunas” na universidade que precisam ser preenchidas, destacando que a Ufersa precisa de mais investimentos, tanto do ponto de vista estrutural como de pessoal. “Esses são os dois pontos principais que nós esperamos avançar, é um grande desafio, é o foco da colocação do nosso nome nesse momento”, relatou.

Josivan, que possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Atualmente UFLA) e doutorado em Ciências dos Alimentos (Fisiologia Pós-Colheita) pela Universidade Federal de Lavras, tem como vice a professora Nilza Alves. A chapa está na disputa com o número 74. No plano de gestão dos candidatos, há propostas para melhoria do sistema de administração, gestão e planejamento; excelência do sistema de produção e transferência de conhecimento; melhoria do sistema de bem-estar, convivência e integração; implantação dos projetos cultura Ufersa e Vila Ufersa, entre outros.

O terceiro nome na disputa é o da professora Ludimilla Carvalho Serafim. A docente, que dirigia o Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, tentará pela segunda vez ser alçada ao comando da instituição. No pleito de 2016, ela não obteve êxito, sendo derrotada pelo então reitor e candidato à reeleição José Arimatea de Matos.

Mossoroense, Ludimilla é graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), possui especialização em Direito Ambiental, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA e é doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo da Universidade Federal do RN (UFRN). Em seu plano de gestão, a candidata, cujo número é 73 e tem como vice o professor Roberto Pordeus, apresenta os seguintes eixos temáticos: modernização da gestão; excelência acadêmica; interação com a sociedade; internacionalização; gestão de pessoas; vivência universitária e política estudantil.

O professor Rodrigo Codes também se colocou à disposição da comunidade acadêmica. Ele ingressou na Ufersa em 2010 e desde setembro de 2016 chefiava uma das principais pró-reitorias da instituição, a de Graduação. O professor possui dupla graduação, em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon da França. É ainda mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC e doutor em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan, na França.

Em entrevista ao DE FATO, Rodrigo Codes afirmou estar preparado para assumir a gestão máxima da Ufersa e destacou que sua expectativa é ficar em primeiro lugar na lista tríplice que definirá os nomes que serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro para escolha do próximo reitor. No seu plano de gestão constam os seguintes eixos de ação: ensino de graduação; ensino de pós-graduação, pesquisa e inovação; extensão e cultura; permanência estudantil; gestão e planejamento administrativos e política de valorização das pessoas. Seu candidato a vice é o professor Francisco Edcarlos Alves Leite. A chapa tem o 70 como número.

Por fim, o professor Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura também é um dos candidatos a reitor.  Graduado em direito pela Universidade Estadual da Paraíba e em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande e doutor em Direito pela Universidade de Brasília, há quase 15 anos ele integra os quadros da Ufersa, atuando, quase que em 100% desse período, como auxiliar da gestão superior da instituição. Esteve na equipe do ex-reitor professor Josivan Barbosa e era pró-reitor de Extensão e Cultura até o início deste ano.

Apesar do vínculo que possuía com o atual reitor, professor José de Arimatea de Matos, Rodrigo Sérgio se colocou como candidato ao cargo mais alto na hierarquia administrativa da Ufersa. Em entrevista ao DE FATO, ele afirmou que possui experiência suficiente para assumir a reitoria da Ufersa. Em seu plano de gestão, o professor e seu vice, Edwin Luize Ferreira, apresentam propostas nas áreas de excelência acadêmica; planejamento, administração e infraestrutura; um futuro sustentável para a universidade no semiárido; gestão de pessoas e assistência estudantil. O número da chapa é o 72. 

Tags:

Ufersa
Reitoria
Rodrigo Cordes
Rodrigo Sérgio
Ludimilla Oliveira
Josivan Barbosa
Jean Berg

voltar