Blog do César Santos
A nota oficial da Prefeitura de Mossoró, que circulou no domingo (21) sobre uma reunião da comissão de enfrentamento à pandemia da Covid-19, carece de verdade. A reunião que teria sido realizada na sexta-feira (19), na verdade, não aconteceu, simplesmente porque não existia comissão formada.
Coube ao próprio prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) desmentir a tal reunião, ao criar uma nova comissão nesta segunda-feira (22), conforme o decreto 5.598 publicado no Jornal Oficial do Município (JOM). Portanto, se não tinha comissão, logo não ocorreu “reunião da comissão”, como foi noticiado em nota oficial da Prefeitura.
Na verdade, a comissão foi recriada depois de críticas ao desmonte da estrutura de enfrentamento à pandemia da Covid-19 patrocinada pela gestão Allyson Bezerra. Além de desativar a comissão, a atual gestão também desativou os serviços da “Unidade de Campanha”, os plantões de rua, reduziu o número de médicos nas UPAs e deixou de realizar uma série de ações de controle da pandemia.
A pressão fez o prefeito editar o decreto recriando a comissão com outro nome: “Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19”.
A nova comissão é composta pelo próprio prefeito, secretários do município, representantes da comunidade científica e de entidades de setores econômicos como CDL e Sindivarejo.
Agora, com a recriação da comissão, espera-se que o prefeito Allyson determine o retorno dos serviços da “Unidade de Campanha”, anexa a UPA do bairro Belo Horizonte, que é importantíssima no atendimento aos pacientes da Covid-19.
Também é importante que o município retome os plantões de rua, as barreiras sanitárias, a recomposição do quadro de médicos nas UPAs e o reabastecimento das unidades de saúde.
NOTA DO BLOG: a Câmara Municipal de Mossoró ficou fora da composição do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19.
ACOMPANHE OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO PODER NO BLOG DO CÉSAR SANTOS
Tags: