Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 07 Abr 2021 | Redação Governo do RN confirma pagamento de nova parcela dos atrasados para maio

Crédito da foto: Reprodução Raimundo Alves é o secretário-chefe de Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte,

Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO

O secretário-chefe de Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, Raimundo Alves, informou que a gestão Fátima Bezerra (PT) dará continuidade, em maio, ao pagamento do 13º salário de 2018 a uma nova parcela do funcionalismo público estadual. Recentemente, em entrevista à imprensa natalense, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, chegou a afirmar que o calendário de pagamento do 13º deixado pela gestão Robinson Faria não estava garantido, devido à crise fiscal provocada pela pandemia do novo coronavírus. Agora, a posição do Governo é mais otimista.

Em entrevista à Rádio Rural de Mossoró na segunda-feira, 5, o chefe de Gabinete Raimundo Alves, ao ser questionado sobre o assunto, respondeu: "Em janeiro, demos início ao pagamento do 13º de 2018. Vamos pagar uma segunda parcela em maio. De quanto é e qual a forma de pagamento, ainda não estão definidos", disse, acrescentando ainda que o Governo realizará uma reunião com o Fórum Estadual dos Servidores, na segunda quinzena de abril, para discutir esse pagamento.

"Vamos definir junto com os servidores qual será o formato de pagamento e os valores que a gente vai poder disponibilizar. Nós tínhamos uma expectativa [dos valores de pagamento], mas veio essa segunda onda da pandemia, que fez a arrecadação cair e os custos aumentarem, mas vamos cumprir com a promessa de pagar mais uma etapa [do 13º de 2018] neste mês de maio", acrescentou Raimundo Alves na entrevista concedida ao jornalista Saulo Vale.

A atual gestão assumiu o Governo com quatro folhas salariais atrasadas, das quais duas foram quitadas: o restante de novembro de 2017 e o 13º do mesmo ano. Em janeiro, o Governo concluiu a primeira fase do pagamento do 13º de 2018, contemplando cerca de 50% dos servidores - os que recebem até R$ 3,5 mil líquido.

No final de janeiro, em reunião com o Fórum Estadual dos Servidores do RN, o Governo do Rio Grande do Norte anunciou que o pagamento para quem ganha acima de R$ 3,5 mil líquido, ativos e inativos, está programado, inicialmente, para ser feito nos meses de maio e novembro de 2021. 

“O Governo do Estado está se adaptando para aderir ao Plano de Equilíbrio Fiscal, do Governo Federal, o que pode trazer novos recursos, por meio de financiamentos de longo prazo. Mas as datas que anunciamos, maio e novembro, foram trabalhadas em cima de receitas ordinárias e deve acontecer de acordo com a disponibilidade orçamentária”, pontuou o secretário Carlos Eduardo Xavier quando do anúncio do calendário.

“O pagamento será integral, sem parcelamentos, e abrange servidores ativos e inativos. A partir do diálogo com o Fórum dos Servidores vamos chegar a um acordo para definir o formato e a ordem das faixas salariais que irão receber em maio e em novembro”, afirmou a governadora Fátima Bezerra à época da reunião com o Fórum.

Tags:

Raimundo Alves
Gabinete
Governo do RN
salário
servidor público

voltar