Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 11h15 | 28 Abr 2021 | Redação Eleições na Uern: Candidatos chegam a consenso sobre proposta de cadastro de eleitores

Crédito da foto: Reprodução Adalberto Veronese, Cicília Raquel e Paulinha Silva são candidatos ao cargo de reitor

Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO

A Comissão Eleitoral, a Reitoria e os candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e suas coordenações de campanha se reuniram virtualmente nesta terça-feira, 27, oportunidade em que foi acatada, de forma consensual, a proposta apresentada pelo diretor de informatização da Uern, prof. André Pedro, para o cadastro remanescente dos possíveis eleitores no pleito para os cargos máximos da administração universitária, suspenso por decisão judicial desde o dia 14 de abril.

A proposta foi elaborada de forma conjunta entre Uern e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - desenvolvedora do sistema SigEleição, e prevê que o usuário poderá efetuar sua confirmação de cadastro automaticamente utilizando um hash. O usuário deverá informar o login (os nove primeiros dígitos do CPF) e solicitar a recuperação de senha, que se dará por meio do e-mail.

Todos os usuários que não validaram seus dados cadastrais terão suas senhas habilitadas automaticamente utilizando uma tabela Hash (estrutura de armazenamento de dados altamente segura para armazenamento de senha); em seguida, serão enviadas, de forma automática, nos e-mails dos usuários que não validaram seus dados, informações referentes ao acesso ao Sistema SIGEleição. Seguindo as instruções recebidas no e-mail, o próprio usuário confirmará o pedido de alteração da senha e, na sequência, o usuário, no SIGEleição, define sua senha de acesso ao sistema.

“Essa proposta foi elaborada nos últimos 20 dias, a partir da decisão judicial que suspendeu o pleito e da análise técnica de todas as sugestões apresentadas pelos candidatos envolvidos na eleição. A UFRN concorda com a segurança dessa proposta, uma vez que o acesso se dará a partir do e-mail, que só quem deve ter a senha é o próprio usuário”, explicou André Pedro.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, professor Armando Lúcio, apesar de haver consenso entre os candidatos, a comissão entende que é o Consuni (Conselho Universitário) que deve deliberar sobre a aceitação da proposta, bem como a definição de uma nova data para a realização do pleito.

A presidente do Consuni, professora Fátima Raquel Morais, afirmou que o Conselho será convocado assim que a Comissão o oficiar sobre o acordo entre as partes envolvidas no pleito e reafirmou que não faltaram esforços para o atendimento da decisão judicial e a realização da eleição.

“Para nós é um prazer chegar a esse denominador, torcendo para que ele seja um fator diferencial para a participação da nossa comunidade no pleito, principalmente a nossa comunidade discente. Desde a decisão judicial, nós temos tentado encontrar essa solução para apresentar à nossa comunidade, com muito diálogo. Entendemos isso como mais uma ação democrática da nossa Universidade. Mais do que nunca estamos aprendendo juntos, aprendendo a cada vez mais agir de forma democrática pensando na nossa comunidade”, afirmou a reitora e presidente do Consuni.

As eleições para reitor e vice-reitor da Uern foram suspensas em 14 de abril, data em que aconteceria a votação, por decisão judicial após pedido de mandado de segurança impetrado pelos candidatos Francisco Paulo da Silva e Kelânia Freire Martins Mesquita. Em sua decisão, a juíza Adriana Santiago determinou “a suspensão da eleição até habilitação no sistema, pela Comissão Eleitoral e/ou Uern, de todos os eleitores aptos a votar”.

 

Até o momento da data prevista para a eleição, 94,12% dos docentes; 96,35% dos técnicos e 42% dos estudantes tinham confirmado seus cadastros no Sistema SigEleição. O cadastro continua aberto e pode ser feito por meio do link https://sigaa.uern.br.

 

Candidatos avaliam proposta da Comissão

Para a professora Cicília Maia, candidata à reitoria, a reunião realizada nesta terça, 27, foi muito positiva. Ela acredita que, com a proposta consensuada com todos os candidatos, em breve o Conselho Universitário deverá definir a nova data da votação. “Foi um momento importante e resolutivo onde todos os candidatos, assim como a comissão e a reitoria estiveram abertos para construir uma solução conjunta. Conseguimos isso. Agora, esperamos que possamos ter a votação pela comunidade o mais breve possível. A comunidade uerniana quer escolher seus novos dirigentes”, comentou.

“A solução apresentada pela DINF foi construída em parceria com a SINFO/UFRN, ouvindo também propostas das candidaturas, e garante o cumprimento de dois requisitos, levantados por Cicília e eu como irrenunciáveis para o restabelecimento do pleito, que são: a garantia do voto a todos os uernianos aptos e a autenticidade de cada votante de forma segura. Agora, considerando que temos um acordo entre as partes envolvidas, vamos esperar as deliberações do CONSUNI sobre a restituição do calendário, que inclui a data da votação", destaca o professor Chico Dantas.

Os candidatos Adalberto Veronese e Maria José Vidal destacaram que a solução apresentada pela Diretoria de Informática da Uern garante o direito ao voto para todos aqueles que estiverem aptos a votarem.

“Nós concordamos com a solução apresentada pelo DINF por entender que ela garante o direito ao voto para todos os aptos a votarem. Haverá reunião do CONSUNI para esta deliberação e solicitamos a presidente do conselho que leve nossa proposta de um prazo adicional para campanha. Nosso argumento tem por base a necessidade de mobilizar a comunidade para votar, garantindo uma maior legitimidade ao pleito, bem como desenvolver uma campanha para que a comunidade finalize o cadastro para votar”, pontuaram.

Em suas redes sociais, os candidatos Paulinho Silva e Kelânia Mesquita também comentaram a decisão. “Vitória da democracia. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 27 de abril, em modalidade virtual, presidida pela reitora em exercício, Fátima Raquel, com a presença dos membros da comissão Eleitoral e os candidatos à reitoria e vice-reitoria da Universidade, foram acatadas as propostas levantadas por Paulinho e Kelânia, além do compromisso de que será obedecida a decisão do mandado de segurança, de que todos os segmentos - alunos, técnicos e docentes - terão assegurados a sua participação nas Eleições da Uern. Seguimos em frente com a certeza de que vale lutar pela democracia em nossa universidade”, disseram.

Tags:

Uern
Reitoria
eleições
universidade
Mossoró
RN
Cicília Raquel
Paulinho Silva
Adalberto Veronese

voltar