Por César Santos - Colunista do JORNAL DE FATO
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) autorizou colocar o nome da esposa Cinthia Pinheiro na lista dos pré-candidatos (as) à Assembleia Legislativa. Nas pesquisas bancadas pelo inquilino do Palácio da Resistência, o nome da primeira-dama é sugerido aos entrevistados.
A primeira-dama vem acompanhando o prefeito na agenda externa, principalmente na área social, onde ela tem atuação. Inclusive, Cinthia é vista com frequência na Secretaria do Desenvolvimento Social, sendo tratada como “secretária”.
Nas visitas de Allyson aos bairros periféricos, a primeira-dama é apresentada ao povão e ela, apesar de ainda tímida, tem mostrado certa desenvoltura.
A ideia da candidatura de Cinthia à Assembleia Legislativa tem por objetivo ampliar o poderio político do prefeito, a exemplo do que fizeram outros gestores na história recente da política mossoroense.
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), por exemplo, elegeu a irmã assistente social Ruth Ciarlini deputada estadual por dois mandatos.
A também ex-prefeita Fafá Rosado fez o mesmo, elegendo o esposo médico Leonardo Nogueira deputado estadual em duas eleições.
Antes, o prefeito Dix-huit Rosado tentou eleger o filho empresário Mário Rosado à Câmara dos Deputados, isso na década de 90. Mário ficou na primeira suplência e acabou assumindo o mandato em Brasília. Nas eleições de 2000, Mário tentou se eleger prefeito de Mossoró pelo PMN, tendo como vice George Carvalho, sem sucesso. Ele foi o último colocado, com apenas 228 votos (0,22%)
Com a primeira-dama, Allyson deseja partir para segunda disputa com Rosalba Ciarlini, entendendo que a ex-prefeita pode ser candidata a deputada estadual. O prefeito quer fazer Cinthia a candidata mais votada em Mossoró.
Por enquanto, Allyson Bezerra não assumirá nem descartará a candidatura da primeira-dama, até porque não é hora para isso. A caminhada de Cinthia vai continuar no dia a dia, acompanhando o esposo-prefeito na agenda administrativa, resolvendo pedidos na pasta do Desenvolvimento Social e conhecendo melhor a geografia eleitoral do segundo maior colégio do Rio Grande do Norte.
Se colar, é Cinthia 2022.
ACOMPANHE OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO PODER NO BLOG DO CÉSAR SANTOS
Tags: