Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 17 Jun 2021 | Redação ‘Eu não respondo a auxiliares da governadora Fátima’, diz ministro

Crédito da foto: Maricelio Almeida/JORNAL DE FATO Ministro Fábio Faria com o pai Robinson Faria e o deputado Galeno Torquato

Por Maricelio Almeida/Repórter do JORNAL DE FATO

Cumprindo agenda em Mossoró nesta quarta-feira, 16, o ministro das Comunicações, deputado federal licenciado Fábio Faria (PSD), foi questionado pela reportagem do JORNAL DO FATO sobre a afirmação do secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, apontando que o ministro não teria coragem de enfrentar, diretamente, a governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições gerais de 2022.

Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos” publicada na edição do dia 30 de maio, Aldemir Freire declarou, referindo-se a Fábio Faria e ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que “há uma disputa interna, fratricida entre bolsonaristas para decidir quem será indicado a que, embora nenhum dos dois ministros tenha coragem de enfrentar diretamente a governadora no próximo pleito porque reconhecem a fragilidade eleitoral de ambos. Um é filho do ex-governador que quebrou o Estado, gestão a qual ele tinha enorme influência. E o outro foi fragorosamente derrotado na disputa para deputado federal, principalmente em função do seu papel na reforma trabalhista”.

Questionado sobre essa afirmação, Fábio Faria foi sucinto: “Eu não respondo a auxiliares da governadora Fátima”. O ministro das Comunicações, que tenta se colocar como opção para compor a chapa presidencial ao lado de Bolsonaro, como candidato a vice, evitou tecer mais comentários a respeito do processo sucessório, destacando em suas falas a agenda administrativa que cumpria na cidade (ver detalhes no caderno Mossoró, página 3).

O ministro não poupou elogios ao presidente. “A minha disputa agora é para fazer um bom mandato, um bom trabalho como ministro das Comunicações, esse é o nosso foco, ajudar o nosso presidente para que as pessoas saibam desse grande Governo que ele tem feito, nós temos um Governo que vem enfrentando a pandemia, como os outros países do mundo inteiro, mas o Governo se preparou”, disse.

Fábio também destacou o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, revelando que até o dia 8 de julho o Rio Grande do Norte terá recebido, no total, cerca de 2 milhões de doses de imunizantes. “Já são mais de 110 milhões de doses de vacinas distribuídas. Quero deixar claro: nenhuma dose de vacina que foi aplicada em nenhum lugar do Brasil, nenhuma cidade, nenhum Estado, todas elas foram pagas e contratadas pelo Governo Federal. Aqui no RN, já temos 1,7 milhão de doses distribuídas, e entre 1º e 8 de julho chegaremos a 2 milhões de doses enviadas pelo Governo Federal”, enfatizou.

Também em conversa com o JORNAL DE FATO, Fábio Faria avaliou a missão 5G, encerrada recentemente nos Estados Unidos. “Foi muito positivo. Nós, em breve, teremos o leilão 5G, que vai ser importante para os próximos 10 anos, vai mudar as empresas, indústrias, nós teremos condições de ter o 5G funcionando em todas as capitais até julho do ano que vem. Isso vai acabar com o deserto digital no Brasil, tem 40 milhões de brasileiros sem internet, principalmente aqui na região Norte, Nordeste”, pontuou.

O ministro ainda falou sobre a economia do país e a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) entorno de 5% para este ano. “O Brasil vai crescer entorno de 5% esse ano, nós estamos vendo a situação econômica de países da Europa, de vários países importantes, e o Brasil está sendo considerado o país onde todo o mercado financeiro estrangeiro está apostando, porque viram que aqui tem um Governo que mudou a economia, que realmente é liberal na economia, aprovou as reformas importantes, também temos um Congresso que tem ajudado a aprovar as reformas. O nosso trabalho nas Comunicações é mostrar isso às pessoas, porque tem muita desinformação, tem muita fake News, muitas notícias equivocadas”, concluiu.

 

Presidente no RN

Durante sua passagem por Mossoró, o ministro Fábio Faria, que estava acompanhado do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprirá agenda no Rio Grande do Norte na próxima semana. O mandatário desembarcará em Mossoró, dia 24 de junho, às 9h.

Já em seguida, Bolsonaro segue para Jucurutu, de helicóptero, onde inspecionará as obras do Complexo de Oiticica. De Jucurutu, o presidente vai para Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste, onde deve assinar a Ordem de Serviço para o início das obras do ramal Apodi-Mossoró, da transposição do Rio São Francisco. De Pau dos Ferros, ele volta para Mossoró, onde voa de volta para Brasília.

Tags:

Fábio Faria
ministro
Comunicações
Fernando Mineiro
política
eleições 2022

voltar