A data, que celebra a Independência do Brasil, será predominantemente política, com as manifestações em todo o País a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro. No Rio Grande do Norte terá manifestação em Natal e Mossoró. Veja toda a programação
Por César Santos – JORNAL DE FATO
Pelo segundo ano seguido, não haverá o tradicional desfile cívico-militar no feriado de 7 de Setembro. A data, que celebra a Independência do Brasil, será predominantemente política, com as manifestações em todo o País a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Há uma tensão muito grande em torno deste feriado, uma vez que as manifestações poderão agravar ainda mais a crise entre os Poderes.
Brasília e São Paulo serão o foco maior das atenções, dada a importância política que essas capitais representam ao País. Bolsonaro já disse que vai discursar em Brasília, pela manhã, e em São Paulo, à tarde, inclusive, o presidente convidou a população brasileira para ser fazer presente às manifestações, afirmando que serão “harmoniosas” e “em defesa da liberdade (veja matéria na página 4).
No Rio Grande do Norte, as manifestações de apoio a Bolsonaro se concentrarão principalmente em Natal e Mossoró. A capital receberá caravanas saindo de várias cidades da região metropolitana e do interior como São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Canguaretama, Assú, Macaíba, Goianinha, São José de Mipibu, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, entre outras. Os organizadores acreditam que será a maior manifestação dos bolsonaristas realizadas até aqui.
Os defensores do presidente Bolsonaro marcaram um ato para as 11h, na Praça Pedro Velho, a chamada Praça Cívica. O local será ponto de encontro de caravanas que foram organizadas em outras regiões de Natal e também no interior. Já na zona Sul da capital, a concentração acontecerá no Centro de Convenções, a partir das 9h, de onde sairá com o destino final a praça Pedro Velho. Outras manifestações estão previstas para as 7h30, na Avenida das Fronteiras, na zona Norte.
Há previsão ainda de que ocorra outra manifestação de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro às 15h, próximo ao cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado filho.
Já os militantes de esquerda em Natal se concentração na Praça das Flores, em Petrópolis, a partir das 9h. Partidos de esquerda, centrais sindicais seguirão pela Ladeira do sol até a praia do Forte. É o chamado “Grito dos Excluídos” que vai se manifestar "em favor da democracia, contra privatizações de estatais e em defesa do serviço público".
Mossoró
Os apoiadores do presidente Bolsonaro na segunda maior cidade potiguar marcaram a concentração na Avenida Presidente Dutra, próximo ao “Posto do Ceguinho”, a partir das 16h30. Caravanas de cidades da região Oeste e salineira estão sendo aguardadas.
Os manifestantes farão a descida da Presidente Dutra no finalzinho da tarde. A carreata seguirá até o Corredor Cultural de Mossoró (Avenida Rio Branco) e a concentração ocorrerá na Praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, onde várias atividades serão realizadas.
Tags: