Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 16 Set 2021 | REDAÇÃO Carlos Eduardo vai propor nova aliança com a ex-prefeita Rosalba

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Carlos Eduardo em visita a Rosalba Ciarlini em 2017

Por César Santos – Da Redação

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), pretende propor uma nova aliança com a ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (Progressistas), para as eleições 2022. Ele é pré-candidato a governador e se diz disposto a construir um arco de aliança, com partidos de oposição, para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT), candidata natural à reeleição.

Carlos Eduardo sabe da importância do segundo maior colégio eleitoral do RN e entende que precisa ter um palanque forte em Mossoró. A aliança com Rosalba seria o caminho viável, uma vez que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem maior afinidade com o segmento da política estadual que apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A conversa do pedetista e a ex-prefeita deveria ter ocorrido quando ele cumpriu agenda em Mossoró, no final do mês de agosto, mas houve um contratempo. “Fui a Mossoró e liguei para Rosalba Ciarlini, ela estava em João Pessoa (PB), mas naquele dia eu já estava voltando para Natal e não foi possível o nosso encontro”, explicou Carlos Eduardo, em entrevista ao programa Hora Extra Notícia, da rádio 91.9 FM Natal. “Mas, deveremos ter uma reunião em breve”, previu.

Rosalba Ciarlini, por sua vez, não tem conversando sobre política-eleitoral neste momento. Ela “mergulhou” desde que encerrou o quarto mandato na Prefeitura de Mossoró. Em recente conversa com o JORNAL DE FATO, por telefone, a ex-prefeita disse que estava organizando a vida pessoal, que iria voltar a atender na área da saúde como médica pediatra e que discutiria eleições 2022 no momento oportuno. Se ela for procurada por Carlos Eduardo, certamente aceitará a reunião para ouvir as pretensões eleitorais do ex-prefeito natalense.

Uma conversa entre Carlos e Rosalba não será definitiva, nem apontará para uma decisão do grupo liderado pela ex-prefeita. É que existe um caminho aberto para Rosalba dialogar com a governadora Fátima, que precisa organizar um palanque forte em Mossoró. Dessa forma, a ex-prefeita deverá ouvir todas as partes.

 

Chapa

Nas eleições de 2018, a aliança PDT/Progressistas deu o palanque de Carlos Eduardo em Mossoró. Ele teve como candidato a vice o marqueteiro Kadu Ciarlini, filho da ex-prefeita. A chapa, porém, não obteve bom resultado, perdendo para Fátima Bezerra/Antenor Roberto nos dois turnos, inclusive, em Mossoró, onde Fátima obteve no turno final 54,17% (68.713 votos) contra 45,83% (58.145 votos) de Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo e Kadu Ciarlini em campanha eleitoral de 2018 (arquivo JORNAL DE FATO)

Naquele ano, havia a possibilidade de Rosalba apoiar a candidatura de Fátima Bezerra, mas houve incompatibilidade de projetos eleitorais do Progressistas e PT, notadamente na formação da chapa proporcional para Câmara dos Deputados. O rosalbismo priorizou a reeleição do deputado Beto Rosado, enquanto o PT valorizou as campanhas de Natália Bonavides (eleita) e Fernando Mineiro (primeiro suplente).

Para 2022, o Progressistas acena para priorizar a reeleição de Beto e uma possível candidatura de Rosalba, seja a deputada estadual ou ao Senado da República. Por enquanto, a ex-prefeita não se posiciona de público, mas está atenta a todos os cenários.

Tags:

Carlos Eduardo
Rosalba Ciarlini
eleições 2022
PDT
Progressistas
Rio Grande do Norte

voltar