O ministro das Comunicações, Fábio Faria, desembarcou em Mossoró na noite desta segunda-feira, 27, empolgado com a agenda que cumprirá na cidade nesta terça-feira, 28. A motivação é explicada pelo próprio ministro: “Vamos entregar, eu acredito, uma das mais importantes obras no Estado, que é a internet para dez mil famílias que moram na Maisa.”
Fábio Faria vai inaugurar a conexão via satélite que garantirá internet banda larga gratuita, por meio do programa Wi-Fi Brasil. Além disso, será formalizada a doação de 100 computadores, por meio do programa Computadores para Inclusão, para a implantação de laboratórios de informática em oito escolas, beneficiando mais de mil alunos.
A conexão de internet, garantida pelo Ministério das Comunicações, chegará, ainda, para os moradores da comunidade Alagoinha, além de quatro unidades de saúde; 10 escolas; e em uma base da Polícia Militar.
Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro fará participação ao vivo, por meio de videochamada, para o ministro. “O nosso presidente tem muitas obras para inaugurar e prestar contas com o povo brasileiro”, disse Fábio Faria, em entrevista ao JORNAL DE FATO no início da noite de ontem.
O ministro estava chegando de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, onde inaugurou a primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias, pelo programa Digitaliza Brasil. A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região.
"O país ainda conta com 1.638 municípios que assistem apenas TV analógica e aqui estamos inaugurando o programa Digitaliza Brasil. Vamos levar a TV digital para o resto do Brasil e, até dezembro do ano que vem, nenhum município mais vai assistir TV analógica", enfatizou o ministro.
Além da entrega da estação de televisão digital, o ministro também assinou termos de adesão ao programa Digitaliza Brasil com quatro prefeituras: Doutor Severiano, Portalegre, Rafael Fernandes e Umarizal. Essa é uma etapa importante para a digitalização do sinal nessas cidades. O próximo passo é a implantação da infraestrutura compartilhada de transmissão, sem custos para os municípios.
O programa
Por meio do Digitaliza Brasil, o MCom leva o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país que, até hoje, só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. As primeiras cidades convocadas para solicitar adesão ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. A pasta já lançou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Na última semana, o MCom avançou em mais uma etapa do programa, alcançando agora a região Sudeste. A pasta abriu edital para 470 cidades de Minas Gerais que até hoje contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão. Os municípios dessa fase 1.4 poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.
Tags: