Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 27 Out 2021 | redação Rosalba Ciarlini: ‘Não vou desistir de Mossoró, quero fazer mais por minha terra’

Crédito da foto: Caarlos Costa Ex-prefeita Rosalba Ciarlini abraça correligionária

Por César Santos – JORNAL DE FATO

Se perguntar a médica pediatra Rosalba Ciarlini (Progressistas) se a celebração do seu aniversário, nesta terça-feira, 26, representa o retorno às atividades políticas, ela vai responder que não. No entanto, as manifestações de amigos, correligionários e eleitores e o próprio discurso feito por Rosalba durante as comemorações, apontam que ela está de volta.

O aniversário de Rosalba foi marcado por uma série de encontros e reuniões nos bairros, organizados por rosalbistas tradicionais, que enfeitaram os locais com símbolos e músicas das campanhas eleitorais. A empolgação envolveu a ex-prefeita, que acabou fazendo discurso forte, sugerindo que a sua carreira política reserva projeto para as próximas eleições.

Na residência de Neuma de Biró, no bairro Planalto 13 de Maio, zona leste de Mossoró, Rosalba afirmou que pretende continuar trabalhando por Mossoró, ao fazer um resgate das quatro gestões à frente da Prefeitura. “Fiz muito por minha terra e quero fazer muito mais”, afirmou, para ressaltar: “Um orgulho que tenho é dizer que trabalhei muito por Mossoró e que vou trabalhar muito mais.”

Rosalba procurou atenuar a importância da derrota eleitoral de 2020 em sua carreira vitoriosa, ressaltando que a “a vida é feita de encontro, embora algumas vezes aconteçam desencontros”, e afirmando que o importante é que o reencontro fortalece a sua história. Em seguida, a ex-prefeita afirmou: “Não vou desistir de Mossoró, quero fazer mais por minha terra.”

Sem citar o nome do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), Rosalba disse que entregou a Prefeitura arrumada para o seu sucessor executar as obras. “Preparei, estruturei e deixei as condições para o prefeito executar”, afirmou, numa referência aos mais de R$ 100 milhões do Finisa que ficaram em caixa para serem executados em obras estruturantes, como a reforma de todo o Corredor Cultural (Praça da Convivência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado), construção da Arena Cultural, do Hospital Psiquiátrico, reforma e construção de praças, pavimentação e calçamento de dezenas de ruas etc. 

 

Equilíbrio

A militância rosalbista mostrou que se mantém firme com a ex-prefeita. Esse gesto, ao prestigiar o aniversário de Rosalba, ficou claro o equilíbrio de forças na política local, conforme restou comprovado nas urnas em 2020.

Os números justificam a divisão de forças. A diferença entre Allyson e Rosalba foi de apenas 4,56% dos votos válidos, pouco mais de 6 mil votos. Dessa forma, é provável que as eleições de 2022, embora sejam estaduais, haverá um novo confronto de forças no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.

 

Rosalba tem no currículo seis vitórias eleitorais

Rosalba Ciarlini disputou cinco vezes a Prefeitura de Mossoró, vencendo quatro e perdendo as eleições municipais de Mossoró em 2020. A sua carreira política coleciona vitórias para cargos importantes como o de senadora da República e governadora do Rio Grande do Norte.

A carreira política de Rosalba começou em 1988, quando ela se elegeu prefeita de Mossoró. Foi uma vitória emblemática porque desbancou o candidato favorito, médico e ex-deputado Laíre Rosado, e se transformou na primeira mulher a assumir o cargo de prefeita de Mossoró.

Primeira campanha eleitoral de Rosalba Ciarlini em 1988 (arquivo)

Oito anos depois, em 1996, voltou a se eleger prefeita. Em 2000, foi reeleita. Em 2006, outra eleição histórica, agora como a primeira mulher potiguar eleita senadora. Quatro anos depois, em 2010, se elegeu governadora.

Rosalba conquistou a sua sexta vitória nas urnas em 2016, quando se elegeu prefeita de Mossoró pela quarta vez. A sequência de vitórias foi interrompida em 2020, quando Rosalba perdeu a reeleição para o candidato Allyson Bezerra (Solidariedade), atual prefeito.

É provável que Rosalba Ciarlini seja candidata nas eleições de 2022, possivelmente para o cargo que ainda não exerceu, o de deputada estadual. Candidatura a outro cargo eletivo, inclusive majoritário, também não pode ser descartada. A ex-prefeita não fala sobre o assunto, mas deixa a entender que estará presente nas próximas eleições.

Tags:

Rosalba Ciarlini
Progressistas
Mossoró
política

voltar