Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 23h30 | 16 Abr 2022 | redação Polícia Federal de Mossoró prende potiguar considerado o número 2 do PCC

Crédito da foto: Reprodução Valdeci Alves dos Santos é conhecido como "colorido" e é réu na justiça de São Paulo

Por Tribuna do Norte

A Polícia Federal de Mossoró prendeu o potiguar Valdeci Alves dos Santos, de 49 anos, número dois do PCC no Brasil, neste sábado na cidade de Salgueiro, Pernambuco. Ele é conhecido como "colorido" e é réu na justiça de São Paulo  por uma série de crimes, como associação a organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Após a captura, Valdeci  foi encaminhado à unidade da Polícia Federal para os procedimentos de praxe. Segundo as autoridades, ele figurava na lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e apontado como responsável pelo fornecimento de drogas para os estados da região sudeste do país. Ele é natural de Jardim de Piranhas.
 
Em reportagem feita pela TRIBUNA DO NORTE em outubro de 2021, Valdeci “tinha uma ativa participação no tráfico de cocaína do PCC, o que se constata pelas reiteradas referências ao ressarcimento de valores de drogas, fretes e armazenamentos em seu favor, constatado nas planilhas do setor financeiro”, diz a denúncia escutado pelo jornal na época.
 
Dos R$ 1 bilhão movimentados pela facção criminosa com apoio de Valdeci, apenas R$ 200 milhões passaram pelo sistema financeiro em contas bancárias de laranjas e empresas fantasmas. Os valores, segundo o MP, na época, seriam movimentados pela facção de forma fracionada, em compartimentos secretos de veículos e ocultando os recursos em casas-cofres. 

Tags:

Valdeci Alves dos Santos
Colorido
PCC
Polícia Federal

voltar