Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 08h45 | 25 Abr 2022 | redação Campanha Maio Amarelo vai reforçar medidas para salvar vidas no trânsito

Crédito da foto: Ilustrativa Acidentes envolvendo ciclistas preocupam

Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO

“Três ciclistas são atropelados e mortos na BR-406”, “Homem morre após colisão frontal de motos na zona Oeste de Natal” e “Ciclista é atropelada na BR-405 e motorista foge sem prestar socorro no RN”. Essas são apenas algumas das principais manchetes envolvendo fatos relacionados ao trânsito recentemente publicadas em sites de notícias do Rio Grande do Norte e que se tornaram costumeiras nos meios de comunicação e informação.

Diante dessa realidade preocupante que permeia o trânsito em todo o país, diversas iniciativas focam na redução de acidentes e de mortes. É o caso da campanha nacional “Maio Amarelo”, lançado no começo deste mês com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. Depois de dois anos sendo realizada de forma virtual por conta da pandemia da covid-19, a 9ª edição do movimento volta a acontecer durante todo o decorrer do próximo mês de maneira presencial.

No Rio Grande do Norte, são várias as ações que estão programadas com o fim de chamar a atenção para a importância de se preservar a vida no trânsito. Para especialistas na área, a iniciativa se faz extremamente necessária. Para se ter uma ideia da violência presente em todo o sistema de tráfego de pedestres e de condutores de veículos diversos também no território potiguar, na noite do último dia 17, três ciclistas foram atropelados na BR-406, próximo à comunidade Baixa do Meio, em Guamaré, na chamada região salineira do estado.

As vítimas identificadas como Odair José da Rocha, de 41 anos de idade; Carlos Eduardo dos Santos, 63; e Renato José Malaquias, 37, não resistiram aos ferimentos e morreram, e o motorista na ocasião fugiu do local sem prestar socorro. No dia seguinte ao ocorrido, o carro envolvido no acidente foi apreendido, e o motorista que conduzia o veículo se apresentou à polícia na última terça-feira (19). Ele foi identificado como o ex-secretário adjunto de transportes da cidade de Guamaré, Severino Inácio de Souza, que foi liberado após prestar declarações.

Já na madrugada desta sexta-feira (22), um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre duas motocicletas, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. A informação é de que o condutor que teria causado o acidente e faleceu tinha consumido bebida alcoólica. E na noite anterior, mais um recente caso de sinistro de trânsito no estado. Um motorista de um carro atropelou uma ciclista e fugiu do local sem prestar socorro à vítima, na noite desta quinta-feira (21), em Rafael Fernandes, na região Oeste potiguar. A colisão foi registrada por câmeras de segurança.

O atropelamento aconteceu em trecho urbano da BR-405. Pelo vídeo, é possível ver o carro modelo Spin de cor branca invadir a via e bater na ciclista - uma mulher de 43 anos. O motorista foge em seguida. Um homem que passava pelo local socorreu a vítima após o acidente. Ela foi encaminhada para o hospital de Pau dos Ferros e, após receber atendimento, foi liberada. Ela não teve nenhum ferimento grave, mas ficou com a perna machucada.

 

RN adere à meta de redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2028

O Rio Grande do Norte aderiu na última segunda-feira (18) ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A assinatura do termo de compromisso foi registrada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Jonielson Pereira, e pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal.

O diretor do Detran/RN, Jonielson Pereira, explicou que a iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte tem como foco a ampliação da segurança no trânsito estadual, já que as 160 ações prioritárias direcionadas pelo Pnatrans agem de maneira programada até 2028 estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no trânsito.

“O Pnatrans une os governos Federal, Estadual e Municipais na construção de um trânsito menos violento. Cada um desses entes vai agir integrado para alcançar suas metas que é a de reduzir em 50% as mortes ocorridas no trânsito brasileiro. É uma meta ousada que vamos buscar aqui no Rio Grande do Norte”, comentou o diretor Jonielson Pereira.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, destacou o empenho das demais autoridades de trânsito para o sucesso do Pnatrans no Brasil, informando que o plano tem potencial de preservar 86 mil vidas em 10 anos. “Com a assinatura do termo de compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Norte, o plano começa a ser posto em prática em mais da metade dos entes federados. Com a mobilização, cresce a conscientização de condutores e, consequentemente, mais vidas são salvas no trânsito brasileiro”, ressaltou.

Durante o evento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) chamou atenção para o fato de que sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil, e lembrou que entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Até o momento, além do Rio Grande do Norte, aderiram ao Pnatrans o Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

 

Natal e Mossoró preparam ações diversas em prol do Maio Amarelo

As duas maiores cidades do Rio Grande do Norte promoverão ações diversas em prol do Maio Amarelo. Para fortalecer as ações durante o mês da campanha, a Prefeitura de Natal divulgou que promoverá várias atividades e parcerias executadas pela Secretaria de Trânsito da capital potiguar (STTU) com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

A STTU informou que, promoverá a expansão da campanha nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, além da iluminação dos prédios públicos como forma de alertar a população; ações de travessia segura; intervenções da engenharia de trânsito; lives; e cursos de capacitação em direção defensiva, por meio de plataformas digitais.

E a Prefeitura de Mossoró anunciou que já prepara, dentre outras ações em prol do Maio Amarelo, um passeio ciclístico para o próximo dia 1º de maio com foco na campanha de trânsito. O Município informou que a atividade acontece a partir das 6h30, no Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco, com um percurso de 14,7 km, contemplando espaços públicos e unidades dos principais parceiros da ação.

Tags:

Maio Amarelo
trânsito
Brasil
RN
Natal
Mossoró

voltar