Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato
A violência e a criminalidade fizeram o Rio Grande do Norte registrar ocorrências diversas neste fim de semana. O estado foi palco para uma chacina com cinco homens mortos na região Agreste e para outros homicídios pelo interior potiguar, além da notificação de assaltos como um roubo em praia de Natal que contou com a intervenção de uma espécie de força-tarefa policial. As forças de segurança pública estaduais reforçaram o policiamento em diversas regiões do estado e um deputado federal solicitou até auxílio do Ministério da Justiça contra a atuação de facções criminosas no RN.
A chacina na região Agreste aconteceu na noite deste sábado (8). Cinco homens foram executados com disparos de arma de fogo dentro de um carro. A ação criminosa foi registrada na RN-118, na altura do município de Afonso Bezerra. O grupo foi encontrado sem vida dentro de um automóvel tipo Fox de cor prata, com diversas marcas de tiros. As vítimas foram identificadas na manhã deste domingo (9): Matheus Marcos Bezerra da Silva, 22 anos, residente em Assú; e Josué Matheus Simão Dias, 23, natural de Assú; Natanael Jandson da Silva Lopes, 28; Luciano Batista Fernandes, 29; e Generson Cassiano da Silva, de 30 anos, residente em Areia Branca, assim como os três anteriores.
A informação é de que foram encontrados galos-de-briga e porção de droga dentro do veículo. As circunstâncias, autoria e motivação da chacina devem ser investigadas pela polícia. Além dessas mortes, o interior do estado registrou mais homicídios neste fim de semana. Em Mossoró, um homem de 24 anos identificado como Wiltemberg dos Santos Pereira morreu depois de ser baleado na calçada de uma residência, na região do Alto da Pelonha. O crime aconteceu na noite deste domingo. A autoria e motivação do ataque não foram informadas. O caso fez Mossoró somar 128 assassinatos neste ano.
Já na zona rural da cidade de Ipanguaçu, um jovem de 23 anos identificado como João Maria de Melo Azevedo foi encontrado morto próximo a um lixão. O relato é de que o corpo apresentava marcas de vários disparos de arma de fogo e que a vítima estava com as pernas amarradas. Nesse caso, também não foi divulgada nem a autoria e nem a motivação do ataque.
Forças de segurança pública reforçam policiamento em diversas regiões do estado
As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte reforçaram o policiamento em diversas regiões do estado neste fim de semana. A medida ocorreu depois de no decorrer da semana passada ter viralizado em aplicativos de mensagens um suposto aviso de uma facção criminosa ameaçando intensificar ações criminosas, em que o “salve” seria uma retaliação à eleição de dois policiais no estado que adotam discursos fortes contra facções.
Em diversas partes do estado, as forças policiais intensificaram o policiamento. Teve barreiras policiais no litoral potiguar, como na localidade de Barra do Cunhaú; ações da operação “Corredor Seguro” nas principais vias de acesso da zona Sul de Natal e a operação “Saturação”, na Vila de Ponta Negra, também na capital potiguar; além de barreiras em cidades da região metropolitana e do interior do estado, ações que foram amplamente divulgadas pela Polícia Militar do RN.
A PMRN deu destaque também a abordagens realizadas na praia de Areia Preta, em Natal, neste fim de semana, onde a operação policial contou até com apoio do helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança. Em outra ação policial neste domingo, a Polícia Militar, por meio da Força Tática do 5° BPM, conseguiu prender dois suspeitos de participação em um assalto ocorrido na Praia de Ponta Negra, neste sábado.
A PMRN informou que os dois, um adulto e um adolescente, foram reconhecidos pelas vítimas. A dupla foi capturada durante patrulhamento na Vila de Ponta Negra, no qual a equipe se deparou com dois homens em atitude suspeita em um moto FAN preta. Na abordagem, a polícia diz que foram encontradas uma quantia em dinheiro e uma porção de maconha; e que um dos suspeitos teria afirmado que a droga era para consumo próprio, mas na casa dele havia maior quantidade também para uso.
Com autorização da mãe do suspeito, a Força Tática entrou na casa, encontrou uma faca e três porções grandes da mesma substância. Levados à delegacia, um dos suspeitos foi identificado por vítimas do assalto ocorrido no sábado na orla de Ponta Negra. O outro suspeito que estava na moto, não foi relacionado com o assalto. No entanto, em outra abordagem, também na Vila de Ponta Negra, desta vez na Rua Currupio, a equipe encontrou um grupo de pessoas em atitude suspeita.
Como portavam maconha e crack, foram levadas à delegacia e lá um homem também foi reconhecido por vítimas do assalto ao restaurante de Ponta Negra. Junto com este grupo, a polícia diz que foram encontrados R$ 44 em moedas; 12 pedras de substância análoga a crack; duas porções de substância análoga à maconha; e uma balança de precisão. O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, para adoção dos procedimentos cabíveis.
Forças federais
O deputado federal General Girão (PL/RN), aliado do presidente Bolsonaro, divulgou no começo da tarde desta segunda-feira (10) que tinha encaminhado um ofício ao Ministério da Justiça solicitando o apoio federal para auxiliar as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte no combate efetivo ao crime. “Cumprindo o meu papel de representante do RN, não posso ficar atônito diante do avanço das facções criminosas em nosso Estado”, publicou o parlamentar em rede social, acrescentando que já foi secretário de Segurança e que sabia dos desafios que estão sendo enfrentados nessa área. A reportagem solicitou a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança um posicionamento sobre essa solicitação do general Girão, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
Tags: