Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 10 Dez 2022 | redação Patrulha Maria da Penha em Mossoró realiza mais de 625 atendimentos

Crédito da foto: Reprodução / Asecom RN Patrulha realiza ações educativas e apoio no cumprimento de medidas protetivas

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró, já realizou mais de 600 atendimentos e quase 500 medidas protetivas. Os dados foram divulgados nesta semana por meio de rede social da unidade especializada de atendimento à mulher em comemoração aos dois anos de atuação.

Segundo o perfil no Instagram do próprio pelotão, nestes dois anos de atividades a unidade realizou 625 ocorrências atendidas e acompanhou 486 mulheres com medidas protetivas deferidas. Os números dão conta de ocorrências registradas entre os meses de dezembro de 2020 e de 2022.

No balanço, os bairros Santo Antônio e Aeroporto figuram como os que mais denunciaram violência contra a mulher em 2021. Já no ano de 2022, aparecem o Centro e mais uma vez o bairro Aeroporto dentre os bairros que mais denunciaram violência contra a mulher. O levantamento também aponta o domingo como o dia da semana que registra a maior quantidade de atendimentos de denúncias de violência doméstica.

“A necessidade da patrulha se evidenciou logo na primeira hora do plantão, com aproximadamente 40 minutos de início, já estávamos atendendo a primeira ocorrência”, contou em uma postagem o guarda civil municipal que integrou a primeira guarnição da Patrulha. Somente no primeiro ano de atuação, mais de 300 mulheres vítimas de agressão foram acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, por meio das medidas protetivas deferidas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A patrulha realiza ações que vão desde ações educativas nas escolas, órgãos e instituições até o apoio no cumprimento de medidas protetivas, garantindo assistência às mulheres. E denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e (84) 98631-7000. A reportagem solicitou à assessoria de comunicação da prefeitura de Mossoró as estatísticas completas sobre os dois anos de atuação da Patrulha Maria da Penha, mas a assessoria informou que o “relatório detalhado” só será apresentado no final deste mês.

 

Capacitação

 

Na última quarta-feira (7), a Patrulha Maria da Penha Mossoró completou dois anos de atuação e para marcar a data ocorreu uma capacitação com o efetivo da unidade, que contou com a participação da equipe do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da Defensoria Pública. Nesse mesmo dia, um agressor foi preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva. Ele foi atrás da ex-companheira em uma pizzaria, mesmo sabendo que estava proibido de se aproximar da mesma.

Tags:

Patrulha Maria da Penha
Mossoró
segurança
polícia
mulher

voltar