Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 04 Jan 2023 | redação Operação Verão vai reforçar segurança no litoral do Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Elisa Elsie / arquivo 2022 Segurança no litoral do Rio Grande do Norte

Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO

O Rio Grande do Norte deve lançar nesta quinta-feira (5) a tradicional Operação Verão, que envolve um reforço na fiscalização e policiamento em todo o território potiguar, durante o chamado veraneio. O Governo do Estado deve anunciar amanhã detalhes sobre o efetivo a ser empregado em ações de segurança até este período que antecede o Carnaval.

Após solicitação da reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED/RN) disse que ainda não tinha como adiantar a previsão de quantitativo do efetivo a ser empregado na Operação Verão 2023, mas em matéria publicada pela Tribuna do Norte na semana passada, o jornal com sede em Natal divulgou que a operação deveria ter um aumento de efetivo e custos de cerca de 10%, segundo estimativa do titular da Sesed/RN, coronel Araújo.

O veículo de comunicação da capital potiguar reportou também que neste ano a operação deveria ter mais de 1,8 mil policiais envolvidos, sendo que no ano passado foram 1,7 mil. Na última segunda-feira (2), o Governo do RN divulgou que dentro do planejamento para o lançamento da operação Verão 2023, coronel Araújo e o secretário adjunto, delegado Osmir Monte, participaram na ocasião de uma reunião de ajustes entre Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR).

Segundo o Estado, esse encontro foi importante para discutir a operacionalidade das delegacias da Polícia Civil neste período, além da integração das ações em áreas litorâneas com a Polícia Militar. O Governo do RN informou ainda que na ocasião também ficou acertado o funcionamento da Central de Flagrantes da Zona Sul, inaugurada na última semana em Parnamirim. A reunião contou ainda com as presenças da delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Mendonça; e os diretores da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Na semana passada, outro encontro entre autoridades da área já tinha discutido o plano operacional da operação, com duração até o término do Carnaval. O esquema de segurança deve contar com ações integradas entre órgãos estaduais, municipais e federais, além de atividades ordinárias e extraordinárias nos litorais do estado; realização de blitzes de trânsito; ampliação dos postos fixos e móveis em todo o litoral potiguar; cobertura ordinária com guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral e as campanhas Praia Segura, Criança à Vista e Turista Legal.

 

Diárias operacionais

Na semana passada, entidades representativas das categorias militares do estado denunciaram “sucessivos atrasos no pagamento das Diárias Operacionais” e orientaram “que os militares estaduais não mais sejam voluntários para este serviço até que a situação seja regularizada”.

Ontem, a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) asseverou: “Diante deste cenário de descaso com nossos colegas que estão com pagamento atrasado, apoiamos a iniciativa daqueles que decidirem não cumprir mais as Diárias Operacionais enquanto a situação não for regularizada”.

A publicação fazia referência a uma matéria da Tribuna do Norte desta terça que tratava do assunto e que dizia que alguns pagamentos já tinham sido quitados e que o Estado afirmava que normalizaria o restante.

Tags:

Operação Verão
RN
Governo do RN
litoral

voltar