Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 10h00 | 18 Abr 2023 | redação Justiça Rio de Janeiro manda 'Bibi Perigosa' de volta para o Rio Grande do Norte

Andreza Cristina Lima Leitão, 31 anos, também conhecida como "Patroa", foi removida do sistema penitenciário do Rio Janeiro, onde estava presa desde o início deste mês, para o Rio Grande do Norte. Ela estava foragida depois que conseguiu fugir do RN

Crédito da foto: Reprodução Andreza Cristina Lima Leitão, 31 anos, mais conhecida como

Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO

Depois de ter sido presa no Rio de Janeiro no começo deste mês, Andreza Cristina Lima Leitão, 31 anos, mais conhecida como "Bibi Perigosa" e "Andreza Patroa", foi transferida para o Rio Grande do Norte. Ela era foragida do estado potiguar acusada de liderar uma facção criminosa e considerada uma das maiores traficantes no RN.

Andreza foi removida na madrugada desta segunda-feira (17) do sistema penitenciário do Rio Janeiro, onde estava presa desde o início deste mês, para a esfera carcerária potiguar. A imprensa carioca registrou a saída dela do Rio de Janeiro, onde ela estava presa em Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona Oeste da cidade.

Em seguida, sob forte esquema de segurança, Andreza foi transferida para o sistema prisional do RN. A informação é de que o pedido de transferência foi feito para Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e deferido pela vice-presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; sendo que a viagem de volta dela para o estado potiguar teria sido paga pelo Governo do RN, tendo em vista que ela não responde a processos no Rio de Janeiro.

A reportagem do Jornal DE FATO encaminhou e-mail para assessorias de imprensa de órgãos envolvidos com a transferência de Bibi Perigosa para o RN, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno sobre informações solicitadas, como a unidade prisional de destino dela no estado potiguar. Na edição do último dia 5, o De Fato já tinha reportado que a transferência deveria ocorrer.

 

Entenda o caso

A Bibi Perigosa potiguar é uma “xará” da Bibi Perigosa da Rocinha no RJ, Fabiana Escobar, que inspirou a autora Gloria Perez a criar a personagem de Juliana Paes na novela “A Força do Querer”, exibida em 2017 na TV Globo. Ela foi presa no último dia 2, em Campo Grande, Zona Oeste da capital do RJ, depois que saiu do Complexo da Penha, na Zona Norte, onde estava escondida.

A informação é de que ela teria se refugiado para o estado carioca depois de ter conseguido se tornar foragida no RN, onde tinha sido presa no estado em 2018. A polícia diz que Andreza assumiu o comando da facção, junto com o irmão, após a morte do companheiro dela, em 2016, quando na época ela também foi baleada em ocorrência no estado potiguar.
 

Tags:

Bibi Perigosa
Justiça
polícia
tráfico

voltar