Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO
Cumprindo agenda no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (25), a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, visitou presídios na capital do estado. A atividade faz parte do lançamento nacional dos mutirões carcerários pelo país.
Rosa Weber e uma comitiva visitou ontem as unidades penais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga, em Natal, encerrando os trabalhos de inspeção oficial do grupo de juízes designados para inspeções prisionais do TJRN. Depois de realizar visitas às unidades prisionais, ela almoçou com a governadora Fátima Bezerra (PT), no Palácio do Governo potiguar, e depois se deslocou para o TJRN.
Na ocasião, a ministra participou dos lançamentos do mutirão processual penal 2023 e da plataforma Socioeducativa, que contou com assinatura de termo de cooperação para implantação da ferramenta. Também houve a assinatura da ata de inspeção às duas unidades prisionais visitadas pela comitiva e o lançamento do site do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do RN.
A ministra também foi homenageada com a entrega de uma medalha e, segundo a agenda oficial, ao final das atividades, ela se deslocou para a base aérea de Natal para seguir viagem. Na última segunda-feira (24), ela esteve no Mato Grosso, e até sexta (28), deve passar ainda por Bahia, Minas Gerais e São Paulo, para também lançar o mutirão carcerário, que pretende revisar, até o fim de agosto, em todo o país mais de 100 mil processos.
A informação é de que no RN, o procedimento possa resultar na soltura de mais de 250 presos que cumpram determinados critérios.
Tags: