Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 13h15 | 19 Out 2023 | Redação Encceja: maioria dos adolescentes privados de liberdade no RN faz a prova

Crédito da foto: Divulgação Esta foi a primeira vez que a prova foi realizada com socioeducandos no estado

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2023 foi realizado na terça-feira (17) e quarta (18) em todo o território nacional. As unidades socioeducativas de internação do Rio Grande do Norte contaram com 52 adolescentes participantes na prova, sendo 39 da Região Metropolitana, quatro de Caicó e nove de Mossoró. O estado possui no momento 94 adolescentes internados, sendo, então, uma participação de 55,3%.

A prova para certificação de ensino fundamental, aplicada na terça-feira, teve a maior quantidade de participantes, 49. Já a certificação de ensino médio, na quarta, contou com três estudantes. Com realização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prova terá o gabarito divulgado dia 3 de novembro e o resultado, no dia 22 do mesmo mês.

O total de inscritos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) foi de 64, mas 12 não participaram por terem saído da internação, tendo recebido progressão de medida.

Esta foi a primeira vez que a prova foi realizada com socioeducandos no estado. A técnica da Gerência de Atendimento Socioeducativo da Fundase, Vanderlúcia Rebouças, considera que a aplicação foi muito positiva, e enfatiza que os adolescentes, que nunca haviam se deparado com tal modelo de prova, estavam bem dedicados à realização do exame, cuja preparação começou em julho com aulas de revisão nas unidades.

“Percebemos que eles ficaram bastante concentrados, usando quase todo o tempo disponível para as respostas. Independente dos resultados, a realização da prova foi muito positiva e acreditamos que pode motivar esses adolescentes a se dedicarem mais aos estudos. Durante esses dois dias, não houve qualquer intercorrência. Houve ajuste de escalas dos servidores e reforço na equipe de agentes socioeducativos para garantir toda a logística” avaliou a servidora.

Tags:

Encceja
adolescentes
privados de liberdade

voltar