Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 12h45 | 15 Fev 2024 | redação 'Nós vamos identificar e adotar as punições cabíveis', afirma secretário sobre fuga

André Garcia, secretário nacional de Políticas Penais, admite, em entrevista coletiva, que é provável que procedimentos de segurança tenham falhado no presídio de segurança máxima em Mossoró. Ele está confiante na receptura dos criminosos que fugiram

Crédito da foto: Carlos Costa Secretário André Garcia: 'Evento como esse é irrepetível''

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou nesta quinta-feira, 15, que é “provável que os procedimentos de segurança tenham falhado”, o que teria possibilitado a fuga de dois criminosos do presídio federal de Mossoró.

André Garcia concedeu entrevista coletiva para falar sobre a fuga inédita no presídio de segurança máxima ocorrida na quarta-feira, 14, o trabalho que busca capturar os fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

“É muito provável que os procedimentos de segurança não foram cumpridos como deveria ser. Nós vamos identificar e adotar as punições cabíveis”, afirmou, ao admite falha ou facilitação.

Economizando nas informações, Garcia foi pouco preciso para esclarecer o que facilitou a fuga inédita no presídio tido como de segurança máxima. Ele se limitou a afirmar que as medidas estão sendo adotadas e que “a dinâmica da fuga vai ser precisa na medida que a perícia concluir o trabalho.”

“Maiores detalhes só após a conclusão do trabalho técnico, ou seja, da perícia”, afirmou Garcia, ao ressaltar que estava preservando o que já tem de evidências para não prejudicar as investigações.

Erro ou facilitação? nenhuma das possibilidades está descartada. “Não posso adiantar nada porque seria uma mera ilação da minha parte. É preciso prudência, ter capacidade de entender as informações e adotar providências cabíveis”, disse André Garcia.

O secretário destacou que a prioridade número 1 é recapturar os criminosos que fugiram. Para isso, segundo ele, a operação conta com mais de 100 agentes federais, mais de 100 policiais rodoviários, além dos policiais do Rio Grande do Norte. “Estamos com uma equipe especializada nesse tipo de trabalho, com a coordenação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado.’

André Garcia também adiantou que as fronteiras do país estão sendo vigiadas que até a polícia internacional foi comunicada sobre a fuga em Mossoró.

“Estamos agindo com prudência, equilíbrio, caminhando para a solução do problema. Vamos recapturar os fugitivos, temos a certeza disso. Também vai ampliar os procedimentos de segurança no nosso sistema prisional e posse garantir a todos os brasileiros que evento como esse não se repetirá.”

Estavam presentes na coletiva a delegada Larissa Perdigão, superintendente da Polícia Federal do RN; juiz Walter Nunes, corregedor da penitenciária federal em Mossoró; e Rodrigo Sá de Oliveira, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró.

LEIA MAIS SOBRE A FUGA EM MOSSORÓ

Tags:

Presídio federal
Mossoró
fuga
segurança

voltar