Terça-Feira, 07 de maio de 2024

Postado às 16h15 | 04 Abr 2024 | redação Fugitivos de Mossoró viajaram de barco pesqueiro por 6 dias do Ceará até chegar no Pará

Crédito da foto: Reprodução Veja imagens do momento da prisão pela PRF em Marabá

Por Lena Sena, Aline Oliveira, g1 CE

Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, presos nesta quinta-feira (4), após 50 dias de buscas, saíram de barco pesqueiro do Ceará, antes de serem recapturados no Pará, conforme a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento partiram no dia 18 de março em uma embarcação de Icapuí, a 201 quilômetros de Fortaleza, em direção a Ilha de Mosqueiro, em Belém, no Pará, segundo investigações da polícia.

Ainda de acordo com a polícia, a dupla chegou na capital no Pará em 24 de março. O trajeto foi realizado por via marítima, junto à região costeira.

A recaptura ocorreu nesta tarde, em Marabá, no Sudoeste do estado, em ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A dupla recebeu ajuda de integrantes de uma facção criminosa, afirmou a polícia.

Distância entre Mossoró e Icapuí

Icapuí é uma cidade do Ceará que fica localizada no extremo oeste do litoral, a 202km da capital Fortaleza. O município, inclusive, tem limite com o estado do Rio Grande do Norte.

A cidade fica a 72km da Penitenciária Federal de Mossoró; e a 62km de Baraúna, onde foram montados cercos em busca dos fugitivos.

Apoio à fuga no Ceará

A recaptura dos dois fugitivos ocorre três dias depois da prisão de um homem suspeito de ajudar a dupla na região da Praia do Futuro. O suspeito de 25 anos é natural de Baraúna, no Rio Grande do Norte, área onde foram realizadas buscas.

A polícia acredita que ele e outro suspeito, preso também em Fortaleza em 8 de março, fazem parte de uma rede de apoio do crime que foi formada por uma facção que deu apoio logístico aos fugitivos.

A polícia informou também sobre uma mulher de 21 anos, investigada por suspeita de dar apoio aos dois foragidos. Ela foi presa em flagrante com 24,5 quilos de droga e uma pistola no dia 21 de março, quando a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão como parte da operação que tentava recapturar os fugitivos.

Após a prisão da suspeita, a polícia investiga se ela tinha objetivo de repassar armas aos foragidos. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mossoró (RN), Quixeré e Aquiraz (CE) "contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos".

Outras seis prisões, cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante, já haviam sido realizadas pela Polícia Federal.

No total, 14 pessoas foram presas desde o início das buscas. Rogério e Deibson vão retornar à Penitenciária de Mossoró.

Tags:

Presídio federal
Mossoró
fuga

voltar