Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 17 Abr 2024 | redação Policiais Civis e Militares protestam no RN por valorização salarial

Crédito da foto: Reprodução Servidores da Segurança Pública do RN realizaram mobilização ontem, em Natal

Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato

Pelo menos dois setores da segurança pública do Rio Grande do Norte estão cobrando atualmente mais valorização salarial. Nesta terça-feira (16), policiais civis e militares realizaram uma mobilização na capital do estado. As categorias se concentraram em frente ao Centro Administrativo e, no caso dos policiais civis, eles ainda marcaram presença em sessão da Assembleia Legislativa.

Ontem, policiais civis e servidores da Secretaria de Segurança Pública do RN saíram em caminhada até a Assembleia Legislativa, para cobrar a aprovação do auxílio-fardamento. Os profissionais também se concentraram nesta terça em frente à Governadoria, em Natal. O Sinpol-RN, sindicato da categoria, informou no começo da tarde de ontem que continuava a mobilização geral do setor com a suspensão das Diárias Operacionais.

O sindicato adiantou também nesta terça que a categoria seguiria com mobilizações nesta quarta-feira (17), com nova concentração em frente ao Centro Administrativo. "O movimento desta terça teve como objetivo pressionar os deputados estaduais para que o projeto do auxílio-fardamento dos policiais civis fosse pautado. A categoria lotou as galerias da ALRN e o resultado do movimento foi positivo, tendo os deputados acordado que a matéria será votada nesta quarta-feira", informou o Sinpol-RN.

"Conquistamos uma importante vitória, através da luta, mas, nesta quarta, estaremos novamente na Assembleia para acompanhar a votação”, avaliou o vice-presidente do sindicato, Djair Oliveira. Ainda ontem, a entidade divulgou em rede social um material dando conta de que o RN seria o estado do país com o menor efetivo; e cobrando a nomeação de 153 policiais civis já formados no início deste ano. O Sinpol-RN disse que a luta da categoria também é pelo fortalecimento da Polícia Civil, através do aumento de efetivo e melhores condições de trabalho.

“Vamos aguardar que o Governo do Estado nos chame para o diálogo e apresente alguma proposta sobre os demais pontos da pauta, como a resolução do CRI, que é alvo de uma demanda judicial, e a valorização dos Policiais Civis e Servidores da Sesed. Infelizmente, até o momento, não houve sinalização e, por isso, nossas categorias estão dispostas a intensificar a luta a partir dos próximos dias”, completou o presidente do sindicato, Nilton Arruda.

Os delegados de Polícias Civil do RN também participaram da mobilização de ontem junto com o Sinpol. A Adepol, Associação que representa a categoria, lembrou que a entidade representativa dos escrivães também aderiu ao movimento desta terça, em prol da aprovação do projeto de lei do auxílio-fardamento para todos os Policiais Civis. A Adepol disse que, paralelamente, ainda aguardava um posicionamento do Governo do Estado em relação à pauta do CRI e da valorização salarial. A Associação lembrou que a categoria já tinha suspendido realização dos serviços extraordinários na espera que as negociações fossem retomadas e o Governo sinalize com a aprovação dos pontos já amplamente discutidos em mesa de negociação.

Policiais militares

Os policiais militares também realizaram mobilização ontem. A categoria se concentrou em frente ao Centro Administrativo, em Natal. O ato contou com policiais e bombeiros militares da ativa, reserva e pensionistas, da capital e interior no RN. A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Estado (ASSBMPMRN) falou em ato pela valorização salarial e também lembrou da medida adotada pela categoria de suspensão da diária operacional. Ainda na tarde de ontem, a ASSBMPMRN divulgou que houve mais uma rodada de negociação com o Governo do Estado, mas, até o fechamento desta matéria, ainda não havia informações sobre o resultado, e nem posição oficial do Executivo potiguar sobre o assunto.

 

Tags:

RN
segurança
polícia
Civil
Militar

voltar