Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato
O Rio Grande do Norte registrou uma redução no número de roubos a residências, lojas e de assaltos em via pública. O cenário positivo é apontado em dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Governo do Estado, comparando ocorrências entre janeiro e maio de 2023 com o mesmo período deste ano.
O levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN) dá conta que o estado potiguar fechou o quinquemestre de 2024 com queda nos índices de criminalidade, em especial nos casos que envolvem roubos a residências (-13,1); roubos a estabelecimentos comerciais (-19,5); e assaltos a pessoas em via pública (-8,1%).
Divulgados ontem, pela Sesed/RN, os dados comparam as ocorrências registradas ao longo dos cinco primeiros meses de 2023 com o mesmo período deste ano. Em números absolutos, as forças de segurança pública que atuam no estado registraram 396 roubos a residências, entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2023, contra 344 ocorrências no mesmo período de 2024.
O comparativo mostra um quantitativo de 52 crimes a menos neste ano em relação ao ano passado. "Nos casos de roubos a estabelecimentos comerciais, foram 416 registros em 2023; contra 335 este ano (81 crimes a menos). E, nos assaltos em via pública, foram 3.734 casos ocorridos em 2023; contra 3.431 registros feitos em 2024, o que representa 303 crimes a menos", detalha o levantamento da Sesed/RN.
O Estado acredita que uma maior presença policial nas ruas tem contribuído para a redução da criminalidade. A secretaria ressaltou que os registros foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à própria pasta, e que após o processo, as informações são compartilhadas com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).
Tags: