Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato
A Polícia Rodoviária Estadual prendeu no Rio Grande do Norte mais de 200 condutores enquadrados na chamada "Lei Seca", somente no primeiro semestre deste ano. O balanço divulgado pelo comando da corporação nesta quarta-feira (3) deu conta também de que esse número já supera o total do registrado entre 2017 e 2021.
Os dados referentes à prisão de motoristas no estado por embriaguez ao volante foram anunciados ontem pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). O órgão informou que nos seis primeiros meses de 2024, o quantitativo de pessoas detidas por esse crime de trânsito foi de 220. O Comando explicou que todos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis.
O CPRE destacou que essa quantidade de prisões registradas entre janeiro e junho deste ano de pessoas dirigindo após uso de bebida alcóolica já supera o de anos anteriores, como 2017, que notificou 91 prisões nesse quesito; 2018, com 79; 2019, com 25; 2020, com 34; e 2021, com 44 prisões por embriaguez ao volante.
A corporação ressalta que as prisões de condutores embriagados são apontadas como o principal vetor para coibir óbitos decorrentes de acidentes de trânsito com fator alcoolemia também na capital potiguar; e lembra que o crime é previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estipula pena de detenção, de seis meses a três anos; além de multa.
Tags: