Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 14h15 | 23 Jul 2024 | Redação Cinquenta presos de Alcaçuz concluem curso de fabricação e instalação de pisos intertravados

Crédito da foto: Reprodução Eles concluíram a capacitação na segunda-feira (22), após meses de aulas teóricas e práticas na unid

Recomeço. Essa é a palavra de ordem da turma de cinquenta pessoas privadas de liberdade da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, tem em mente quando falam sobre o curso de fabricação e instalação de pisos intertravados. Eles concluíram a capacitação na segunda-feira (22), após meses de aulas teóricas e práticas na unidade prisional.

A inciativa do curso é da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), através da Associação ReforAMAR, instituição responsável pelas aulas e vencedora do edital do Programa Novos Rumos do TJRN.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o projeto é o pontapé inicial para um polo de emprego no sistema prisional do RN. “Esse e outros cursos ofertados no sistema penitenciário tem importância para que as pessoas em privação de liberdade tenham oportunidade de trabalho dentro e fora do sistema, além de remir a pena. Essa é uma atividade que dialoga diretamente com a segurança pública, haja vista que uma hora esses internos vão cumprir a pena e temos que entregar melhor do que elas chegaram aqui. Espero que essas pessoas possam trilhar um novo caminho.”, disse.

O juiz Gustavo Marinho, responsável pelo Programa Novos Rumos, explicou que a capacitação entrega uma nova oportunidade de trabalho, uma vez que o piso intertravado é um produto de alta demanda, inclusive por parte do poder público, para o calçamento de ruas e praças, por exemplo.

Todos os internos receberam o certificado, inclusive dois deles que receberam a progressão para o regime semiaberto recentemente. Participaram do evento a secretária adjunta da SEAP, Arméli Brennand; a coordenadora executiva da administração Penitenciária, Regina Ribeiro; o diretor de Alcaçuz, João Paulo; o juiz Corregedor do Tribunal de Justiça, Felipe Barros; e a presidente da ReforAmar, Fernanda Silmara.

Tags:

Alcaçuz
piso
intertravado

voltar