Domingo, 22 de dezembro de 2024

Postado às 10h30 | 28 Ago 2024 | redação Polícia prende 12 suspeitos de envolvimento no assassinato de prefeito

Segundo o delegado Alex Wagner, que coordena as ações por parte da Polícia Civil, um taxista e uma pessoa que estava junto a ele no veículo foram presos na zona rural de Antônio Martins, enquanto as outras dez pessoas em João Dias.

Crédito da foto: Reprodução Marcelo Oliveira e o pai Sandi Alves Oliveira

Por TN

12 pessoas foram presas pela suspeita no envolvimento do assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira, na manhã desta terça-feira (27), em João Dias. Segundo o delegado Alex Wagner, que coordena as ações por parte da Polícia Civil, um taxista e uma pessoa que estava junto a ele no veículo foram presos na zona rural de Antônio Martins, enquanto as outras dez pessoas em João Dias.

O segundo veículo utilizado no crime, um Nissan de cor preta, foi encontrado abandonado próximo ao local da prisão do taxista e da pessoa que estava no carro. Segundo a polícia, o automóvel estava alvejado por balas de um possível revide no momento da ação criminosa. Já o primeiro veículo utilizado pelos bandidos foi encontrado parcialmente queimado numa estrada carroçável.

Já as outras dez pessoas presas em flagrante na zona rural de João Dias, foram encontradas com 13 armas de fogo, sendo fuzil, espingarda calibre 12, pistola, revólver e além de munições.

 

Força-tarefa

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED-RN) montou uma força-tarefa para prender os criminosos. O helicóptero Potiguar 01 já está em João Dias. Além da aeronave, a equipe do CIOPAER também está utilizando um caminhão tanque abastecedor e uma viatura em apoio às buscas e diligências que vêm sendo realizadas na região.

A missão, juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, é localizar os criminosos que possivelmente estão na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime abalou toda a região e está desafiando as forças de segurança.

Marcelo Oliveira, de 38 anos, e o pai Sandi, de 58 anos, foram surpreendidos pelos criminosos que chegaram em dois carros e dispararam tiros sem permitir tempo para as vítimas se protegeram. O prefeito foi socorrido para o Hospital Regional de Catolé do Rocha-PB, mas não suportou os ferimentos. Já o pai dele teve morte no local.

De acordo com o médico Wagner Martins, o prefeito deu entrada na unidade de saúde por volta das 12h desta terça-feira e estava inconsciente, mas ainda com vida. O médico disse que ele foi atingido por disparos no tórax, abdômen e membros inferiores.

"O paciente logo em seguida evoluiu para uma PCR [parada cardiorrespiratória]. A gente fez todo o protocolo de RCP [reanimação cardiopulmonar], porém o paciente, depois de realizadas todas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, evoluiu para o óbito, por volta de 12h20", disse.

A Polícia Civil confirmou durante a tarde que um segurança do prefeito também ficou ferido na ação criminosa.

Segundo o delegado Alex Wagner, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), responsável pela investigação do caso, pelo menos oito criminosos chegaram em dois carros e praticaram os disparos contra o prefeito.

"Seriam oito pessoas que chegaram e efetuaram os disparos", disse o delegado após colher relatos de testemunhas.

"Chegaram em dois carros e efetuaram os disparos no bairro aqui de João Dias, um bairro mais afastado. Ele estava fazendo a campanha política, visitando as casas, e aí aconteceu esse atentado".

Sepultamento de pai e filho

Os corpos de Marcelo Oliveira e do seu pai Sandi serão sepultados nesta quarta-feira (28), às 16h, no cemitério público de João Dias.

Conforme a nota divulgada nas redes sociais, os corpos serão velados na residência de Marcelo Oliveira e sairão para o sepultamento às 16h, passando pela igreja Assembleia de Deus com destino ao cemitério do município.

 

O crime

O prefeito da cidade de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (27) durante um evento político na cidade.

Embora seja conhecido como Marcelo, o nome do prefeito é Francisco Damião de Oliveira. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde de Catolé do Rocha, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h.

O pai do prefeito, que estava com ele no momento do crime, também foi baleado e morreu. Ele foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) como Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que mobilizou equipes da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos. Segundo a Sesed, a motivação do crime também está sendo investigada.

Marcelo Oliveira tinha 38 anos, era casado e o atual prefeito de João Dias. Ele tentava a reeleição ao cargo nas eleições de 2024 pelo partido União Brasil.

Histórico no cargo

Eleito pela primeira vez em 2020, Marcelo Oliveira renunciou ao cargo após seis meses de mandato, mas voltou à Prefeitura em outubro de 2022, depois que alegou na Justiça que tinha sido coagido a abrir mão do cargo sob ameaças da família da sua então vice-prefeita, Damária Jácome - que também concorre ao cargo de prefeita de João Dias em 2024 pelo Republicanos.

João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, o município contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.

 

Tags:

João Dias
polícia
política
RN
Alto Oeste

voltar