Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024

Postado às 15h15 | 26 Set 2024 | redação Comitê se reúne em Mossoró e destaca investimentos e redução de índices de violência

Crédito da foto: Carmem Felix - Assecom-RN Reunirão realizada em Mossoró nesta quinta-feira, 26

Comandantes, gestores e representantes do sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta quinta-feira (26), na Reitoria da UERN, em Mossoró, a segunda reunião anual do Comitê Estratégico do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP). O evento faz parte da agenda de instalação do Governo do Estado no município. Entre as pautas discutidas na reunião tiveram destaque os investimentos feitos na área da segurança pública, como a entrega de novas viaturas, armas e equipamentos de tecnologia para fortalecimento das ações contra criminalidade e a apresentação de dados estatísticos que demonstraram a redução nos índices de violência e criminalidade.

A reunião começou logo após a solenidade de instalação do Governo do Estado em Mossoró. Na atual gestão, esta é a quarta vez que a sede do Executivo estadual é transferida de Natal para Mossoró. Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da covid, não foi possível realizar a mudança. O encontro foi presidido pela governadora, professora Fátima Bezerra, com apresentação coordenada pelo secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.

“A sociedade precisa saber que neste governo tem gestão, que na segurança pública tem gestão, que aqui nós trabalhamos com pessoas sérias, competentes. Aqui estamos apresentando o resultado de todo o esforço que estamos fazendo, que o nosso governo está fazendo para melhorar a vida de cada um”, destacou a governadora.
Os investimentos para as forças de segurança pública, totalizando R$ 244 milhões, são resultados de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual. o governo ultrapassa a marca de 600 viaturas entregues na gestão e outro importante destaque para fortalecer ainda mais o serviço prestado pelos agentes de segurança foi a recente entrega do novo sistema de videomonitoramento, que será gerenciado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).

“Os resultados obtidos são fruto de um trabalho constante e permanente de integração, empenho de homens e mulheres que compõem as forças de segurança que atuam em nosso estado”, acrescentou o coronel Araújo.

Além do titular da SESED, também participaram da reunião o secretário adjunto, delegado Osmir Monte, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro Júnior, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia, Marcos Brandão.

Segundo do Brasil e primeiro do Nordeste

Ao longo da reunião, após tratar dos investimentos na área da segurança, o coronel Araújo apresentou à governadora os resultados obtidos pela segurança pública no Rio Grande do Norte desde o início da atual gestão. Dados estatísticos demonstraram a redução nos índices de violência e criminalidade, com destaque para relatórios nacionais realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicado no Atlas da Violência 2024; pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2024 e pela Tendências Consultoria Econômica, uma das mais renomadas consultorias econômicas do país, em seu relatório mais atualizado.

Segundo o Atlas da Violência, do IPEA, o RN foi um dos estados que mais reduziu os índices de homicídios entre os anos de 2017 e 2022, ficando na segunda posição. No Anuário do FBSG, o RN aparece como o primeiro do Nordeste e também o segundo do Brasil com maior redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no período de 2022 a 2023.

Já o relatório Tendências, coloca o RN em nono lugar no país no ranking dos estados com melhores indicadores de segurança pública de um modo geral, alisando, além da redução dos assassinatos, também queda nos crimes de roubos e furtos.

Fonte: Assecom-RN

Tags:

Mossoró
RN
segurança
polícias

voltar