O Encceja PPL 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade) que seria aplicado nos dias 15 e 16 de outubro foi adiado para os dias 29 e 30 deste mês. A mudança foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame em todo país.
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) inscreveu para o exame 61 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. São 40 socioeducandos atendidos no Case Pitimbu, 15 no Case Mossoró, cinco do Case Caicó e uma adolescente do Casef Pe. João Maria.
O exame é uma oportunidade simplificada para quem está em atraso escolar obter certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. Cinquenta e oito socioeducandos farão prova do Ensino Fundamental e três, Ensino Médio.
Para o ensino fundamental, quatro provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.
Para o Ensino Médio, também quatro provas objetivas avaliam as áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias.
O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro. Outras informações detalhadas sobre o Encceja PPL 2024 estão disponíveis no site do Inep.
Em 2023, 60 jovens privados de liberdade no Rio Grande do Norte participaram e 43 obtiveram certificação parcial. Ou seja, conseguirem a aprovação em uma ou mais disciplinas, mas não no exame completo.
A adesão é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Os resultados são usados por secretarias de Educação e institutos federais como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda norteia implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Tags: