Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 10h30 | 06 Nov 2024 | redação Rio Grande do Norte reduz em 26,6% total de mortes violentas em outubro, aponta Sesed

Crédito da foto: ZSesed-RN Policiamento ostensivo tem resultado positivo

Os índices de violência e criminalidade continuam diminuindo no Rio Grande do Norte. Dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social mostram redução de 26,6% no total de mortes violentas intencionais em outubro. A queda é em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a redução é de 21,5%. 

Em outubro do ano passado, o estado registrou 94 mortes violentas. Já este ano, foram 69, ou seja, 25 vítimas a menos. Já no acumulado do ano, 885 pessoas perderam a vida entre janeiro e outubro de 2023, contra 695 mortes violentas ocorridas este ano no estado, o que representa 190 assassinatos a menos. 

Grande Natal 

Na Região Metropolitana de Natal, composta pela capital e mais 14 municípios, a redução nos índices de violência em outubro foi ainda maior: 30,8%. Já no período de janeiro a outubro, a queda também foi expressiva: 28,5% no acumulado do ano. 

Em números absolutos, a Grande Natal registrou 39 mortes violentas em outubro de 2023, contra 27 casos em outubro deste ano, ou seja, 12 mortes a menos. No acumulado do ano, foram 393 mortes entre janeiro e outubro de 2023 contra 281 assassinatos ocorridos na RMN no mesmo período deste ano, o que significa 112 MVIs a menos.   

MVIs 

Compõem as mortes violentas intencionais (MVIs): homicídios dolosos (quando há a intenção de matar), feminicídios, latrocínios, intervenções policiais e lesões corporais seguidas de morte.  

Transparência 

Os dados foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, a COINE compartilha as informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público Estadual (MPRN).

Fonte: Sesed-RN

Tags:

RN
segurança
polícia

voltar