Por Fábio Vale - Repórter do Jornal de Fato
Mossoró registrou 1.400 acidentes nos últimos três meses de 2024. O balanço oficial foi divulgado nesta terça-feira (7) pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem). O levantamento dá conta de uma média de mais de 15 ocorrências por dia, nos últimos 90 dias do ano passado.
O mapeamento destaca maior incidência de acidentes na avenida João da Escóssia, avenida Presidente Dutra e na rua Seis de Janeiro, na altura da avenida Rio Branco. A Sesdem atribui os dados ao SAMU, Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e ao Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (Ciots). Diante desse cenário considerado preocupante, a Prefeitura de Mossoró diz ter intensificado as ações de fiscalização e de conscientização nas vias.
De acordo com a Sesdem, a ação objetiva orientar os condutores para a promoção de um trânsito cada vez mais responsável e seguro. “A secretaria de trânsito vem realizando mais uma megaoperação em defesa da vida, visando conscientizar condutores e minimizar riscos no trânsito. Durante as operações, equipes de fiscalização e educação atuaram em conjunto para orientar motoristas sobre boas práticas, como o uso do cinto de segurança, evitar o uso de celular ao volante, respeito aos limites de velocidade e abstinência de álcool ao dirigir”, ressaltou material divulgado ontem pela PMM.
Além das operações, a Sesdem afirma que tem investido em atividades educativas, como palestras e campanhas de conscientização. “Outro ponto destacado é o uso de tecnologias e estatísticas para o mapeamento de áreas críticas, permitindo à equipe de engenharia viária implementar soluções mais eficazes”, frisou a secretaria, pontuando que a segurança viária não é apenas responsabilidade das autoridades, mas de toda a população. “Pequenos atos de conscientização podem fazer a diferença para evitar sinistros e salvar vidas”, reforça a secretaria.
Tags: