O Governo do Estado instalou na última quarta-feira, 31, na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza o Body Scan, equipamento utilizado nas unidades prisionais para escanear os visitantes dos internos.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap/RN) considera importante o aparelho, pois permite a detecção de objetos proibidos no momento das visitas.
Todos os agentes penitenciários da unidade prisional passaram no treinamento para operar a ferramenta e os familiares dos apenados já estão sendo cadastrados biometricamente. A previsão é que a partir da próxima semana, o Body Scan seja utilizado nas visitas.
O equipamento de escaneamento também já foi instalado na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Cadeia Pública de Natal e de Ceará Mirim. As próximas unidades são a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e o Complexo Penal Estadual Agrícola Mario Negócio, em Mossoró.
A Seap destaca que o procedimento promove aos agentes penitenciários maior segurança além de que, elimina o procedimento de vistoria íntima nas unidades prisionais e acaba com as imensas filas formadas no dia das visitas, resultantes do vagaroso processo anterior.
Tags: