Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h00 | 16 Nov 2019 | Redação Mais de 40% dos municípios potiguares ficam sem delegados neste fim de semana

38 municípios da região Oeste potiguar estão funcionando com apenas um delegado de polícia para atender todas as ocorrências policiais. Além disso, as prisões em flagrantes de outros 32 municípios vão ser encaminhadas para Natal

Crédito da foto: Divulgação A medida é por causa da ausência de delegados voluntários no interior do Rio Grande do Norte

Neste final de semana, 38 municípios da região Oeste potiguar estão funcionando com apenas um delegado de polícia para atender todas as ocorrências policiais. Além disso, as prisões em flagrantes de outros 32 municípios, incluindo os situados nas regiões de Santa Cruz, João Câmara e Grande Natal, vão ser encaminhadas aos plantões Zona Norte e Zona Sul de Natal. O número representa 41% das 167 cidades potiguares.

A medida é por causa da ausência de delegados voluntários no interior do Rio Grande do Norte. Na última quinta-feira, 14, a categoria decidiu manter a mobilização iniciada nesta semana. Os delgados não vão mais trabalhar fora do horário convencional de expediente. Eles tomaram a decisão em protesto pela demora do Governo do Estado em analisar pleitos emergenciais da categoria.

Ou seja, homicídios ocorridos na parte da noite ou nos finais de semana não terão a presença de delegados nos locais para as primeiras perícias, o que antes ocorria de forma voluntária, com os delegados recebendo diárias operacionas.

Também por causa do movimento, em somente três cidades estarão sendo feitas lavraturas de flagrantes: Natal, Mossoró e Caicó. Os demais 164 municípios ficarão sem delegados para atender as ocorrências durante este final de semana.

Atualmente, em razão do déficit de efetivo, os delegados além de cumprirem o expediente de segunda a sexta-feira nas delegacias, voluntariam-se a trabalhar nos finais de semana e feriados, mediante o pagamento de diárias operacionais. Porém, eles decidiram, a partir de agora, rejeitar estas diárias.

Os delegados e delegadas que compõem a Divisão de Combate ao Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) também decidiram, por unanimidade, que não irão mais fazer os trabalhos de locais de homicídios fora de sua carga horária.

Segue a lista de municípios que estão sem delegados neste final de semana

PAU DOS FERROS
ÁGUA NOVA
FRANCISCO DANTAS
RAFAEL FERNANDES
RIACHO DE SANTANA
SÃO FRANCISCO DO OESTE
PORTALEGRE
DOUTOR SEVERIANO
ENCANTO
VENHA VER
CORONEL JOÃO PESSOA
RIACHO DA CRUZ
TABULEIRO GRANDE
VIÇOSA
CARAÚBAS
CAMPO GRANDE
TRIUNFO POTIGUAR
PARAÚ
MARCELINO VIEIRA
ALMINO AFONSO
UMARIZAL
LUCRÉCIA
RAFAEL GODEIRO
FRUTUOSO GOMES
OLHA D’ÁGUA DO BORGES
MESSIAS TARGINO
JANDUÍS
ALEXANDRIA
ANTÔNIO MARTINS
MARTINS
SERRINHA DOS PINTOS
JOÃO DIAS
PILÕES
TENENTE ANANIAS
LUÍS GOMES
JOSÉ DA PENHA
MAJOR SALES
PARANÁ
SANTA CRUZ
CAMPO REDONDO
CORONEL EZEQUIEL
JAPÍ
LAJES PINTADA
SÃO BENTO DO TRAIRÍ
JAÇANÃ
BOA SAÚDE
SERRA CAIADA
SENADOR ELOI DE SOUZA
SÍTIO NOVO
TAIPU
BENTO FERNANDES
JANDAÍRA
PARAZINHO
JARDIM DE ANGICOS
TOUROS
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
RIO DO FOGO
SÃO BENTO DO NORTE
CAIÇARA DO NORTE
PEDRA GRANDE
JOÃO CÂMARA
IELMO MARINHO
CEARÁ-MIRIM
PUREZA
EXTREMOZ
MAXARANGUAPE
POÇO BRANCO
PARNAMIRIM
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
MACAÍBA

Tags:

municípios
cidades
Rio Grande do Norte
delegados
fim de semana
Grande Natal
Mossoró
Natal
Caicó

voltar