Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 23 Dez 2019 | Redação Furtos e roubos são mais frequentes com a chegada das festas de Natal e Ano-Novo

Crédito da foto: Cedida Polícia reforma segurança nas ruas

Fábio Vale/JORNAL DE FATO

A chegada do final de ano traz consigo não apenas momentos de alegrias presentes nas confraternizações em grupos de família, amigos e de trabalho. Esse período também é marcado por uma tendência preocupante, que é o tradicional aumento das ocorrências de furtos e roubos no decorrer dos dias que permeiam essas festividades.

A dona de casa Adriana Martins sentiu isso na própria pele. Ela lembra que no período do fim de ano em 2018 vivenciou momentos de tensão quando estava com parentes na calçada da casa dela no bairro Abolição II, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, dois dias antes do Réveillon, e foi vítima de ladrões que levaram celulares de todo o grupo que estava no local.

“Já tinha visto reportagens sobre o aumento de assaltos no período de final de ano, mas a gente nunca pensa que vai acontecer conosco”, contou ela, detalhando que na ocasião do ocorrido estava com familiares combinando uma viagem para passar a virada de ano em uma casa da família na praia de Tibau, localizada acerca de 40 quilômetros de Mossoró.

Apesar de a reportagem não ter conseguido acesso a dados locais sobre a incidência desse tipo de crime, não é muito difícil conseguir relatos dessas ocorrências. Diferentemente da dona de casa citada no caso anterior, a recepcionista Fernanda Rhuama, de 25 anos de idade, tinha acabado de sair de um supermercado no bairro Boa Vista, quando foi abordada por uma dupla de motocicleta.

“Era véspera da noite de Natal e eu tinha ido comprar umas coisas para o jantar da família’, relembra, relatando que os bandidos se aproximaram e anunciaram o assalto. “Eles levaram a minha carteira com documentos e uma quantia em dinheiro. Não deixaram nem a sacola com as compras”, disse, contando que um colega da faculdade teve a casa alvo de um arrastão na mesma noite.

13° SALÁRIO

Em meio à recorrência desse tipo de assaltos, especialistas alertam sobre a necessidade de redobrar cuidados com a segurança pessoal, do imóvel e do veículo neste período de final de ano. Outro alerta dado é com relação ao pagamento do 13° salário, que também se torna motivo de atração para bandidos. Pois, com isso, aumenta o volume de dinheiro em circulação e, como consequência, aumentam também os furtos e roubos.

Secretaria de Segurança do RN alerta sobre como se prevenir de assaltos

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (SESED-RN) disponibiliza no site uma série de dicas para o cidadão poder se prevenir de assaltos. As orientações dadas envolvem cuidados ao transitar em vias públicas e segurança com o imóvel e o veículo.

A dica de segurança da Sesed/RN ao transitar em via pública é evitar ostentar objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias. Outra orientação para evitar assaltos é não transitar com grandes quantias de dinheiro ou vários cartões de crédito, se não houver real necessidade.

A Sesed/RN também alerta sobre o comportamento em bancos neste período de final de ano. “Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos. Ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido. Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos”.

O site da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN também orienta sobre cuidados para prevenir furtos e roubos envolvendo o veículo. “Nunca deixe documentos, talões de cheques, objetos de valor dentro do carro. Ao sair do carro, mesmo que por alguns minutos, levante os vidros, tranque as portas e o porta-malas e se possível ligue o alarme. Procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e se possível em locais iluminados e visíveis”.

DENTRO DE LOJAS

Outra dica de especialistas é que, ao entrar nas lojas, deve-se tomar cuidado redobrado com as bolsas e carteiras, pois é comum haver aglomeração de pessoas e fica aquele “empurra, empurra”; e é nesses momentos que os ladrões aproveitam para agir, pois as pessoas acabam se acostumando com pessoas muito próximas e acaba por nem perceber quando lhe furtam objetos de sua bolsa, sacola, mochila ou pegam a carteira.

Tags:

Furto
roubo
segurança
RN
Mossoró
Natal
Ano Novo

voltar