Por Fábio Vale - Repórter do JORNAL DE FATO
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte já se aproxima de atingir a marca de 40 assassinatos neste começo de 2020. Somente entre a noite desta terça-feira (24) e a manhã desta quarta (25), Mossoró registrou dois homicídios. Os crimes ocorridos nas zonas urbana e rural fizeram o município somar 37 assassinatos neste ano.
A estimativa é de que em todo o estado já sejam mais de 350 mortes em 2020, sendo que o Observatório da Violência (OBVIO) contabilizou 346 até o começo desta semana. O homicídio de número 36 neste ano em Mossoró aconteceu por volta das 18h40min desta terça-feira, no Projeto de Assentamento Oziel Alves, região da Maísa, na zona rural da cidade. Um homem de 44 anos de idade, identificado como Aldileno Lopes da Costa, mas, conhecido como "Galego", foi assassinado com cerca de seis disparos de arma de fogo na entrada da própria casa.
A informação é de que ele estava em casa com a mulher quando dois homens chegaram à residência e chamaram pelo nome dele. Então, quando ele saiu para ver o que era foi surpreendido e alvejado com vários tiros. Aldileno não resistiu e morreu entre o portão de entrada do imóvel e a área. Os criminosos fugiram após a execução e não foram identificados. Dois filhos da mulher da vítima também moram no local, mas tinham sido levados minutos antes pelo pai para dormirem com ele.
A motivação do crime deve ser investigada. O outro recente homicídio em Mossoró aconteceu na manhã de ontem. Um homem conhecido como "Dedé da Sucata" foi baleado na cabeça, socorrido por populares em carro particular para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu e morreu. O relato é de que por volta das 6h10min desta quarta, a vítima estava sentada na calçada de casa, perto do Tarcísio Maia, quando um homem em uma moto se aproximou dele e atirou. O motivo do ataque não foi informado. O caso fez a cidade chegar aos 37 assassinatos neste ano. Somente neste final de semana, o município registrou três homicídios.
Segundo o Obvio, em todo o estado já são mais de 340 assassinatos no decorrer deste ano. Dados disponibilizados pela entidade na manhã desta segunda-feira (23) deram conta de 346 crimes letais contra a vida no território potiguar, desde o início de 2020; tendo, até então, Natal na liderança, com 65 mortes, seguida de Mossoró, com 35. O levantamento mostrou ainda que no mesmo período do ano passado o RN foi palco para 352 casos e que neste ano, até então, 24 mulheres já tinham sido mortas, sendo sete feminicídios (violência doméstica e/ou de gênero).
Baleado na cabeça
Além dos homicídios, Mossoró registrou na tarde de ontem, uma tentativa. O caso aconteceu na Rua Juvenal Lamartine, no bairro Santo Antônio. Um homem, sem identificação, até o fechamento desta matéria, foi baleado na cabeça. A informação é de que ele foi alvejado quando trafegava de moto, ao ser interceptado logo após ter praticado um assalto. Ele caiu junto com o veículo ao ser atingido pelo disparo e foi socorrido em estado considerado grave. O relato é de que a moto teria registro de roubo e um revólver calibre 38 teriam sido encontrados com ele.
Tags: