Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 15h30 | 01 Jun 2020 | Mais de 2.700 indenizações do Seguro DPVAT são pagas por acidentes no RN em 2020

Crédito da foto: Da Internet Motocicletas representam mais de 80% das indenizações pagas no RN

Fábio Vale/Da Redação

O trânsito fere, invalida e mata. Essa assertiva é baseada em números que comprovam o perigo que um comportamento arriscado no tráfego de veículos e pessoas pode trazer para condutores, passageiros e pedestres. Um levantamento da Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro DPVAT, deu conta de que somente no primeiro quadrimestre deste ano mais de 2.700 indenizações foram pagas no Rio Grande do Norte em virtude de acidentes de trânsito.

A preocupante constatação vem à tona especialmente neste quinto mês do ano, que abriga o “Maio Amarelo”, campanha de conscientização contra sinistros envolvendo pessoas e veículos, que se encerra neste domingo (31) e que, devido ao isolamento social por conta da pandemia do Covid-19, se concentrou em ações no ambiente virtual. E a importância dessa iniciativa tem fundamento. Apenas no estado potiguar, entre janeiro e abril de 2020, foram pagas 2.734 indenizações por acidentes de trânsito.

Estatísticas repassadas à reportagem pela Seguradora Líder mostram também que o tipo de cobertura mais realizada pelo Seguro DPVAT nos primeiros quatro meses deste ano no RN foi de sinistros que resultaram em invalidez: 1.999 indenizações pagas. Já reembolso por Despesas Médicas e Suplementares (DMSs) foi responsável por 559 benefícios neste período no estado. E mortes resultantes de acidentes de trânsito receberam 176 indenizações.

Além dos tipos de pagamentos realizados, o levantamento da empresa administradora do Seguro DPVAT referente ao primeiro quadrimestre de 2020 no Rio Grande do Norte dá conta ainda do perfil das vítimas desses sinistros que resultaram em mortes, invalidez e despesas médicas. A maioria dos beneficiados pelo pagamento de indenizações é a figura do motorista, com 1.339 registros. Em seguida, vem o pedestre e depois o passageiro, com, respectivamente, 1.116 e 279 notificações.

Motocicletas representam mais de 80% das indenizações pagas no RN

Dentro da constatação de que a motocicleta é um dos veículos comuns de uso cotidiano de maior risco, o levantamento da Seguradora Líder revela que essa tendência se mantém também em meio ao pagamento das indenizações do Seguro DPVAT. Esse veículo motorizado de duas rodas lidera o número de benefícios concedidos no primeiro quadrimestre deste ano no Rio Grande do Norte.

De acordo com dados da empresa que administra o serviço, as motocicletas foram responsáveis por 2.234 indenizações pagas no RN entre janeiro e abril de 2020. O número representa pouco mais de 80% do total de tipos de veículos envolvidos nesses acidentes de trânsito. Em seguida, aparecem em número de casos bem menor os automóveis e caminhões e pick-ups, com, respectivamente, 247 e 48 registros.

Seguindo a mesma tendência dos anos anteriores, a motocicleta foi o tipo de veículo mais envolvido em acidentes indenizados não só no RN, mas, em todo o país, atingindo os 79%, apesar de representar apenas 29% da frota nacional. Já os acidentes com automóveis no Brasil corresponderam a 16% das indenizações pagas e os envolvendo caminhões e pick ups, 4%.

Seguro DPVAT

Os pedidos de indenização do Seguro DPVAT podem ser realizados sem sair de casa, através dos telefones 4020-1596, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões. Outro canal é o aplicativo "Seguro DPVAT", disponível para download gratuitamente nas lojas "Google Play" e "Apple Store".

Polícia Rodoviária Estadual registra quase 1.200 acidentes no primeiro quadrimestre

Um balanço repassado recentemente à reportagem pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) deu conta de 1.166 acidentes de trânsito registrados pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) nos primeiros quatro meses deste ano; sendo os três primeiros meses, com quantitativo acima de 300 e abril abaixo de 200 sinistros.

O levantamento contabilizou também 129 mortes em acidentes de trânsito neste período, sendo 46 em janeiro, 30 em fevereiro, 25 em março e 28 em abril. Apenas em uma ação de fiscalização realizada na última quarta-feira (27), o 2º DPRE, que atende Mossoró e região, registrou dois acidentes e duas vítimas lesionadas.

Conforme dados do DETRAN/RN, o estado tem atualmente mais de 1 milhão e 353 mil veículos; sendo que a maioria é de automóveis, com mais de 581 mil, e motocicletas, com mais de 455 mil.

RN não figura entre estados onde trânsito mata mais que crimes violentos

O Rio Grande do Norte não figura entre os estados brasileiros onde o trânsito mata mais que os crimes violentos. É o que aponta um recente levantamento da Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro DPVAT no país. Segundo o mapeamento, dez estados do Brasil se enquadram nesta situação. O levantamento que compara as indenizações por morte pagas pelo Seguro DPVAT e dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública mostram que São Paulo e Minas Gerais lideram a lista de dez estados do país onde o trânsito mata mais que crimes violentos.

Neste cenário, pelo segundo ano consecutivo, o mapeamento da Seguradora Líder dá conta de números alarmantes: em dez estados brasileiros, o trânsito mata mais do que os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Um comparativo entre as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT e os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostra que, em 2019, dez estados somaram 23.757 pagamentos do Seguro DPVAT por acidentes fatais no trânsito.

No mesmo período, os óbitos relacionados aos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte totalizaram 16.666 mortes. Os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram a lista com 6.026 e 4.161 sinistros pagos por acidentes fatais no trânsito, contra 3.200 e 2.833 óbitos por crimes violentos, respectivamente. Os outros oito estados (Paraná, Ceará, Maranhão, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí e Paraíba) somaram 13.570 indenizações do Seguro DPVAT destinadas a acidentes que resultaram em mortes. Em 2019, os crimes violentos somaram 10.633 óbitos.

O diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, Iran Porto, reitera que, mesmo neste momento de pandemia e com menos veículos circulando nas ruas, acidentes e mortes no trânsito continuam acontecendo. "Devemos aproveitar a representatividade do mês de maio, por conta do movimento Maio Amarelo, para reforçar a importância do constante investimento em prevenção, educação e medidas cada vez mais rigorosas de fiscalização no trânsito". De janeiro a abril de 2020, a Seguradora Líder pagou em todo o país 112.070 indenizações do Seguro DPVAT às vítimas de acidente de trânsito e beneficiários.

O número é 11% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Conforme o levantamento realizado pela administradora do Seguro DPVAT, a maior incidência de pagamentos foi para vítimas do sexo masculino, que representaram 75% dos casos. Quanto à faixa etária, o grupo mais atingido foi entre 25 e 44 anos, correspondendo a 48% (54.008) do total de indenizações pagas. Iran Porto destaca que as vítimas de acidente de trânsito têm até três anos para fazerem o pedido de indenização.

Material publicado na edição impressa deste domingo (31) do jornal DE FATO.

Tags:

Indenizações
Seguro
DPVAT
Acidentes
Trânsito

voltar