Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 11h45 | 16 Jun 2020 | RN tem 16 crimes no fim de semana e passa dos 750 no ano

Crédito da foto:

Fábio Vale/Da Redação

Dezesseis pessoas foram assassinadas neste final de semana no Rio Grande do Norte. Os crimes fizeram o estado passar dos 750 casos no decorrer deste ano e foram registrados em 12 diferentes municípios potiguares. Morte do jovem Giovanne Gabriel, de Natal, foi uma das ocorrências de destaque.

Segundo o Observatório da Violência (OBVIO), 752 pessoas já foram assassinadas em todo o RN, entre o início deste ano e o começo da manhã desta segunda-feira (15). No mesmo período do ano passado, a entidade contabilizou 674 mortes, ou seja, 78 casos à menos do que 2020.

O Obvio registrou ainda que dos 16 assassinatos neste fim de semana, dois foram em Natal; dois em Mossoró; dois em Umarizal; dois em São José do Mipibu; e São Gonçalo do Amarante, Bom Jesus, Passa e Fica, Nísia Floresta, Serra de São Bento, Taipu, Canguaretama e Nova Cruz, tiveram um crime cada.

Ainda de acordo com a entidade, nestas duas primeiras semanas de junho, 67 pessoas já foram assassinadas no estado. E no balanço anual, Natal lidera com 163 mortes; seguida de Mossoró, com 91 crimes. No mesmo período de 2019, a Capital do Oeste foi palco para 82 casos.

O levantamento do Obvio detalha também que mortes resultantes de homicídios dolosos, intervenção policial e latrocínio (roubo seguido de morte) notificaram aumento neste ano com, respectivamente, 556, 79 e 40 registros absolutos de ocorrências. No caso de violência letal contra a mulher, o estado já soma 50 casos, sendo dez caracterizados como feminicídios (motivado por violência doméstica e/ou de gênero).

Mossoró tem dois homicídios no fim de semana e se aproxima de 100 no ano

A segunda maior cidade do estado registrou dois homicídios neste final de semana. Entre os casos, está o de uma mulher morta a tiros. Os crimes fizeram Mossoró se aproximar de atingir a marca de 100 assassinatos neste ano. O crime que vitimou uma mulher em Mossoró neste fim de semana aconteceu na madrugada de domingo (14), em um condomínio localizado na rua Manoel Aires de Lima, no bairro Aeroporto.

A vítima foi identificada como Paula Monique Carvalho Paiva, de 34 anos de idade. A informação é de que os assassinos invadiram o prédio e executaram a mulher à tiros dentro do imóvel. O relato é de que o local seria a casa de uma amiga, onde ela estaria abrigada após ter recebido ameaças de morte e depois de criminosos terem efetuado vários disparos contra a residência de um familiar dela.

A autoria e motivação do crime devem ser apuradas pela polícia. E em Umarizal, uma mulher de 41 anos também foi morta a tiros na noite de sábado. Os casos fizeram o estado chegar ao total de 50 mulheres já mortas neste ano, sendo dez crimes classificados como feminicídio. No mesmo período do ano passado, o Obvio registrou 44 mulheres mortas, incluindo 14 feminicídios.  Além desse crime que vitimou Paula Monique, Mossoró teve outro homicídio no fim de semana.

O caso aconteceu no início da noite deste domingo, em uma vila do Assentamento Maísa, na zona rural da cidade. O crime, que fez Mossoró chegar aos 91 assassinatos neste ano, vitimou Jenny Marco Oliveira Leal, de 30 anos de idade. A informação é de que ele foi morto a tiros dentro de casa. A autoria e motivação do ataque devem ser investigadas pela polícia.

Material publicado na edição impressa desta terça-feira (16) do jornal DE FATO.

Tags:

Violência
Homicídios
Fim de semana
Obvio

voltar