Um adolescente que cumpre medida de internação no Case Caicó é o primeiro caso confirmado de Covid-19 no sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte. O jovem apresentou febre e garganta irritada e realizou o exame na segunda-feira passada (17). Ele permanece na unidade, passa bem e está sendo monitorado por equipe médica.
Aos primeiros sintomas, ele e os adolescentes do mesmo núcleo foram isolados dos demais. O centro conta hoje com 32 socioeducandos e todos passaram por avaliação médica e testagem na sexta-feira (21), após o recebimento do primeiro resultado positivo.
Vinte e quatro realizaram o teste rápido, todos com resultado negativo. Outros oito, que apresentavam algum problema de saúde (dor no estômago, diarreia, dor de cabeça), passaram pelo RT-PCR (exame com amostras coletadas através de swabs), que é mais preciso, e aguardam os resultados.
O primeiro caso aconteceu mais de cinco meses depois da primeira notificação de Covid-19 no estado, que já soma mais de 59 mil casos confirmados. Isso porque a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte – Fundase/RN adotou uma série de medidas de prevenção e controle da doença em cada uma das dez unidades.
Confira as medidas adotadas pela Fundase/RN durante a pandemia: http://fundase.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=235606&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA
Servidores
Os servidores também passaram por testagem rápida na sexta-feira (21) e um deles testou positivo, sendo afastado imediatamente. Outros três socioeducadores da unidade foram contaminados anteriormente, já estão recuperados e voltaram ao trabalho.
No quadro geral da Fundase/RN, 36 servidores foram contaminados e 25 estão recuperados.
Tags: