O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu 245 ocorrências de incêndio florestal em todo o estado somente no mês de agosto. O número é considerado alto, representando uma média de quase 08 ocorrências por dia. Entretanto, no mesmo período do ano passado, 265 incêndios foram contabilizados, índice ainda superior.
Os relatórios mostram que a Grande Natal registrou o maior número de incêndios, ficando com 41% do total, seguida de Caicó e Mossoró, com 27% e 22%, respectivamente. Os dados foram fornecidos pelos Relatórios Mensais de Atividades (RMA) das unidades e divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN nesta segunda-feira (14).
“No interior, as ocorrências de incêndio florestal tendem a aumentar principalmente nessa época do ano devido ao forte calor e a baixa umidade. Além disso, descuidos da população como a queima de áreas para limpeza de terrenos também podem provocar incêndios. A prática de atear fogo deve ser evitada, pois se trata de crime ambiental, com penalidades previstas em lei”, disse o Major Jorge Ferolli, especialista em incêndios ambientais.
Entre essas ocorrências, destaque para o incêndio florestal na Serra da Capelinha, no município de Parelhas, Região Seridó do estado, no último dia 22. Na ocasião, os Bombeiros Militares de Caicó foram ao local às 14h e se depararam com um incêndio de grande proporção, além do difícil acesso para a realização do deslocamento. O controle total das chamas durou quatro dias e ao todo mais de 400 hectares foram devastados pelo fogo.
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados no Brasil. Além de causar prejuízos econômicos e sociais, as queimadas poluem a atmosfera, acarretando aquecimento global, problemas de saúde e mudanças climáticas, acelerando os processos de desertificação e provocando a perda da biodiversidade.
Ainda segundo o oficial do Corpo de Bombeiros, nos casos em que a população perceber que alguém está colocando fogo em alguma área deve ligar para a Polícia Militar no número 190 e realizar a denúncia. Já em caso de ocorrências de incêndio o telefone dos bombeiros é o 193.
Números – agosto 2020
Natal e Região Metropolitana: 101
Caicó e Região Seridó: 65
Mossoró e Região Oeste: 54
Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste: 25
Tags: