A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou até às 19 horas, durante a Operação Eleições 2020, realizada em todo o estado do Rio Grande do Norte, 50 ocorrências diretamente ligadas ao pleito eleitoral. Desse total, 8 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo 4 candidatos e 4 eleitores. Os tipos de crime que mais foram constatados nas delegacias são: 16 bocas de urna, 8 crimes de desobediência, 4 compras de voto, 3 registros de ameaças e 2 de homicídios tentados contra candidatos.
“É importante ressaltar que todas as ocorrências que estamos apresentando foram registradas nas delegacias, mas ainda serão apuradas. As condutas que levaram ao encaminhamento de pessoas até as Delegacias ou atos de prisão em flagrantes, estão sob responsabilidade da Polícia Federal e da Polícia Civil. A Secretaria não registrou nenhuma ocorrência de maior potencial ofensivo no estado.”, afirma o Secretário da Sesed, Coronel Francisco Araújo, que considerou a operação exitosa no Rio Grande do Norte. Vale ressaltar que em todo o Brasil, os estados utilizaram uma plataforma única para computação dos dados que foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça.
O Governo do Estado, por meio da Sesed, realizou a ação de maneira integrada, envolvendo todas as instituições de segurança pública estaduais, Forças Federais e as guardas municipais. Cerca de 15 mil agentes participaram da operação durante todo o final de semana, dando cobertura a 1.539 locais de votação em 167 cidades.
Os dados atualizados até o final da noite serão divulgados na manhã desta segunda-feira (16).
Crimes contra candidatos
3 ameaças contra candidatos
2 homicídios tentados ( sendo um desses registrado em outubro)
Crimes eleitorais
16 bocas de urna
8 desobediência às ordens
4 compras de voto
2 concentração de eleitores
2 dano à urna de votação
2 abandonos de serviço eleitoral
2 fatos e imputações inverídicas (fake news)
Crimes comuns relacionados às eleições
4 lesões corporais
4 ameaças
1 homicídio tentado
Tags: