Por Fábio Vale - Repórter do JORNAL DE FATO
A chamada vitimização e letalidade policial registrou um cenário preocupante nos dois últimos anos. É o que apontam dados atualizados nesta quinta-feira (22) do ‘’Monitor da Violência, uma parceria do portal de notícias G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Números do levantamento divulgados ontem dão conta de nove policiais assassinados apenas no Rio Grande do Norte, entre 2019 e 2020, e 305 pessoas mortas por forças policiais no estado em alegados confrontos. Segundo o mapeamento, no Brasil, a taxa de mortos por policiais foi de 2,9 em 2019; contra 2,7 em 2020.
No RN, o índice de letalidade policial em 2019 foi de 4,6, com 160 casos; contra, 4,1 em 2020 e 145 ocorrências. As estatísticas do Monitor da Violência apontam também que no território potiguar, negros foram 90,7% dos mortos pelas polícias no ano passado, sendo que o percentual dessa etnia na população norte-rio-grandense é de 58,0.
Quanto à chamada vitimização policial, no RN, foram três policiais mortos em 2020, com todos fora de serviço, e mais seis em 2019. Agora em 2021, cinco policiais já foram mortos no estado; como o cabo da PM Francisco Marcolino Sobrinho, 44 anos, que morreu em Mossoró após ter sido baleado. Na semana passada, após seis ataques contra policiais no RN, sendo três resultantes em mortes, a Governadora do Estado se pronunciou sobre os casos, lamentando os ocorridos, determinando rigor nas investigações e destacando que na gestão dela foi implantada na polícia civil do estado um Núcleo Especial de Investigação de Mortes de Policiais.
Outras autoridades e entidades representativas das forças de segurança também se manifestaram na ocasião e cobraram mudanças na legislação, melhores condições de trabalho e valorização profissional.
2021
Segundo dados do Observatório da Violência (OBVIO), o RN já registra em 2021 49 pessoas mortas nas chamadas “intervenção policial”. Os números incluem casos ocorridos entre 1º de janeiro e 22 de abril deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 62 mortes por intervenção policial, ainda conforme o Obvio.
Tags: