Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 12h00 | 13 Mai 2021 | Redação Covid-19 atinge mais de 40% das unidades prisionais do Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Arquivo Presídio estadual do Rio Grande do Norte

Por Fábio Vale- Repórter do JORNAL DE FATO

A covid-19 já atingiu mais de 40% das unidades prisionais do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que apontam dados divulgados no começo desta semana pelo site da Agência Pública. O levantamento dá conta de mais de 300 casos da doença nos estabelecimentos carcerários do estado potiguar.

Segundo os números publicados pelo portal, com base em informações atribuídas a governos estaduais e assessorias, em resposta a pedidos usando a Lei de Acesso à Informação (LAI), 43% das prisões do RN já registraram casos do novo coronavírus, o que corresponde em números absolutos a 340 notificações da doença.

No ranking nacional, Ceará, Distrito Federal, Roraima e Sergipe lideram com registros da covid-19 em 100% das unidades penitenciárias. O estado do Maranhão aparece com o menor percentual de casos: 25%; seguido por Goiás (41%) e RN. Já em números absolutos, São Paulo lidera com 13.514 ocorrências do novo coronavírus na esfera prisional; e na outra ponta, Roraima - com 255 casos -, e Acre (286).

A reportagem do portal mostra que a covid-19 atingiu mais de 80% das prisões em 14 estados do país e que pelo menos 877 unidades registraram infecções da doença, o que, segundo o levantamento, corresponde a duas a cada três estabelecimentos com notificações de casos desde abril de 2020. Ainda de acordo com o site, pelo menos 110 prisões brasileiras registraram mortes de detentos pelo novo coroavírus.

 

Policial Penal morre de covid-19 em Mossoró

A covid-19 fez mais uma vítima fatal no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. A doença interrompeu a vida de Robson Bezerra Verde, de 53 anos de idade, que trabalhava na Cadeia Pública de Mossoró. O Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN) lamentou a perda.

O Sindppen-RN informou que o policial penal morreu no final da noite desta terça-feira (11), após ter se sentido mal durante o plantão de trabalho. O sindicato disse que Robson ainda foi levado ao hospital, onde ficou internado por complicações na saúde decorrentes do novo coronavírus e chegou a ser intubado, mas, no final da noite, não resistiu e morreu.

A entidade lembrou que ele já é o terceiro policial penal morto por causa dessa infecção no estado em menos de um mês. O policial penal foi sepultado nesta quarta (12), na cidade de Angicos. "Infelizmente, perdemos mais um para este vírus maldito. Primeiro, perdemos nosso colega Tenisvaldo, depois, a guerreira Flávia Roberta, que deixou um bebê recém-nascido, e, agora, Robson Verde. Quantos mais precisarão morrer para que os profissionais da Segurança sejam todos vacinados?", questionou a presidente do Sindppen-RN, Vilma Batista.

Ela também externou pesar pela morte dos colegas e manifestou luto para familiares e amigos das vítimas. A presidente do sindicato ainda chamou a atenção para a necessidade urgente de vacinação dos policiais penais. "Está claro que esses profissionais estão expostos ao alto risco de contágio da covid-19. O Rio Grande do Norte, infelizmente, está criando uma imagem negativa no país como um estado que não cuida dos seus profissionais da Segurança. A morte de policiais por falta de vacina é mais uma demonstração de desrespeito e negligência", asseverou ela.

Tags:

Rio Grande do Norte
sistema prisional
presos
presídios
pandemia
Covid-19

voltar