Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 15 Jun 2021 | Redação RN passa de 650 crimes no ano, com sete mortes no fim de semana

Crédito da foto: Reprodução Policiais no local de mais um assassinato em Mossoró

Por Fábio Vale/Repórter do JORNAL DE FATO

O Rio Grande do Norte ultrapassou neste fim de semana a marca de 650 assassinatos no decorrer deste ano. Somente entre a última sexta-feira (11) e o domingo (13) foram sete homicídios em todo o estado. Os crimes foram registrados em cinco diferentes cidades potiguares, incluindo dois casos em Mossoró.

Os dados são do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO/RN) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado. Segundo o Obvio, foram sete mortes neste fim de semana no RN, sendo duas em Mossoró; duas em Monte Alegre; e outras três em São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Rio do Fogo.

Ainda de acordo com o levantamento da entidade, já são pelo menos 657 assassinatos em todo o território potiguar em 2021, sendo já 94 mortes a menos neste ano do que no mesmo período de 2020. O balanço do Obvio dá conta também que no acumulado deste ano, Natal lidera com 127 crimes, seguida de Mossoró, com 76, até então. 

Uma das mortes violentas registradas neste fim de semana em Mossoró foi a de um jovem de 19 anos de idade, identificado como João Pedro Fernandes Nogueira. A informação é de que ele teria saído de casa na última sexta-feira (11), no bairro Paredões, e foi encontrado já sem vida neste domingo (13). O relato é de que o corpo dele foi localizado por parentes, praticamente enterrado em um terreno balido, em uma área mais afastada do bairro. O caso deve ser investigado pela polícia.

INTERTÍTULO

Homicídio 77

Um crime ocorrido no começo da tarde desta segunda-feira (14), em Mossoró, fez a cidade somar 77 homicídios neste ano. O assassinato com características de execução aconteceu perto de um motel localizado no bairro Santo Antônio. A informação é de que a vítima trafegava na garupa de uma moto, quando teria sido alvejado com vários disparos.

 

Secretaria da Segurança Pública do RN lança revista digital com estatísticas de mortes violentas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), lançou nesta segunda-feira (14) a revista digital “Última Análise – Boletim Estatístico de Condutas Violetas Letais Intencionais”. A Sesed/RN explicou que esta é a primeira versão do periódico, que será publicado mensalmente no site da secretaria, trazendo as estatísticas mais recentes da violência no estado.

Segundo a Sesed/RN, nesta edição, que inclusive já está disponível on-line (https://cutt.ly/NnGOpLk), é possível acessar todos os dados de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos ao longo do mês de maio deste ano, comparando também com os dados registrados nos primeiros quatro meses de 2021. A publicação é produzida pela COINE em parceria com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado.

Coordenador da COINE e editor da revista, o Prof. Me. Ivenio Hermes acrescenta que todo o conteúdo da revista é aberto à consulta pública, e pode ser utilizado como fonte oficial do Governo do Estado e da própria SESED quanto a dados referentes ao total de homicídios dolosos, mortes por intervenção policial, casos de lesão corporal seguida de morte, latrocínios e feminicídios ocorridos no território potiguar.

“A revista Última Análise chega para a sociedade norte-rio-grandense como um marco na transparência da divulgação de dados sobre CVLIs. O material apresentado em cada edição é uma construção acadêmica e institucional que contribuirá para o conhecimento científico em análises criminais servindo como subsídio técnico para gestores, pesquisadores, estudiosos da área, imprensa, enfim, para a sociedade civil como um todo”, destacou.

A Sesed/RN lembrou que o mês de maio deste ano no estado foi finalizado com uma queda de 20,9% no índice de CVLIs, sendo considerada a segunda maior redução do ano.

Tags:

RN
violência
assassinato
polícia
insegurança

voltar