Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO
Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Civil e da Polícia Militar foi deflagrada na manhã desta terça-feira (06), contra crimes de pistolagem na região Oeste do estado. A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão e um de prisão.
Denominada de “Contenção IV”, as diligências realizadas ontem tiveram como alvos os municípios potiguares de Mossoró e Felipe Guerra, além do Distrito Federal. O MPRN informou que a operação visou combater crimes de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de armas de fogo nas cidades da região Oeste do RN.
Segundo o MPRN, também houve cumprimento de mandado em Ceilândia/DF. O órgão ministerial explicou que a ação é fruto de uma investigação da Promotoria de Justiça de Mossoró, com atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Delegacia de Polícia Civil de Apodi.
A polícia civil detalhou que durante as diligências, Francisco Janismar de Souza foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pela suspeita de integrar organização criminosa. Em outro endereço, foram cumpridos dois mandados de busca, onde as equipes policiais foram recebidas a tiros e revidaram a injusta agressão.
Ainda conforme a polícia civil, no confronto, dois suspeitos, sendo eles Francisco Josivam da Costa e uma mulher, até então ainda sem identificação, foram atingidos e socorridos à unidade hospitalar, mas, não resistiram aos ferimentos e foram a óbito. Além disso, durante ação, foram apreendidos armas de fogo e aparelhos celulares. Francisco Janismar foi conduzido à delegacia e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
Ainda de acordo com o MPRN, a operação foi iniciada após a ocorrência de diversos atos de violência na região. O órgão destacou que a ação teve a participação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e ressaltou que o trabalho realizado reforça a necessária atuação do Estado para reprimir a pistolagem na região Oeste potiguar.
O MPRN lembrou que a operação Contenção IV é continuação de outras três operações com o mesmo nome deflagradas, respectivamente, em 6 de fevereiro, em 13 de fevereiro e 11 de dezembro do ano passado, com o objetivo de combater a atuação de organizações criminosas na região Oeste potiguar.
Tags: