O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), confirmou a fuga de 12 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na madrugada deste sábado, 17.
De acordo com a pasta estadual, os fugitivos são Alziro Tony da Silva, de 28 anos; Antonio Marcos Sena da Silva, conhecido como 'Marcola', de 31 anos; Cleyton Marques de Mendonça, de 27 anos; Francisco Alef Guedes de Lima, conhecido como 'Matuto', de 27 anos; Francisco Damião Virgínio de Oliveira, conhecido como 'Gato a Jato', de 48 anos; Francisco Eliomar Faustino Júnior, de 27 anos; Francisco Ray Pereira da Costa, de 27 anos; Genilson Silva de Andrade, conhecido como 'Nilson', de 23 anos; Henrique de Oliveira Souza, conhecido como 'Borracha', de 35 anos; Ivanaldo Sales da Silva, conhecido como 'Pikachu', de 21 anos; Max Soares da Silva, de 29 anos; e Osvanildo Maria da Silva, conhecido como 'Cachimbo', de 34 anos.
Essa é a primeira fuga em três anos. A penitenciária de Alcaçuz foi palco de grandes rebeliões em 2017, quando explodiu uma crise no sistema penitencário do Rio Grande do Norte, que resultou na morte de 26 presos. A partir daí, foram feitos altos investimentos ne presídio, considerado de segurança máxima.
A última fuga tinha sido em fevereiro de 2018, quando Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, tido como "preso de confiança" deixou a unidade e foi recapturado em seguida. Na ocasião, o detento foi capturado logo em seguida em Parnamirim, na Grande Natal. Esse foi o último e único registro desde o massacre de Alcaçuz, quando 54 presos fugiram da unidade, de acordo com números
Tags: