A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte confirmou na noite desta segunda-feira (19) que dois foragidos dos 12 internos que escaparam da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, neste final de semana, foram recapturados. A Seap disse que segue com as buscas e que as circunstâncias da fuga são investigadas.
Conforme a Seap, foram recapturados até a publicação desta matéria os presos Henrique de Oliveira Souza e Cleiton Marques de Mendonça. Eles foram detidos com três armas, incluindo uma .40 e duas 38. A secreta informou que a ação teria sido resultado de diligências da Polícia Militar. A pasta disse ainda que a caçada aos demis foragidos continua e que todas as informações necessárias para apurar o ocorrido já foram levantadas e repassadas para as autoridades responsáveis.
A secretaria garantiu ainda que a Polícia Penal e as forças de Segurança Pública estão mobilizadas em prender os detentos que escaparam no último sábado (17). Segundo a pasta, participam da operação de buscas os policiais de plantão, além do efetivo extra acionado pela SEAP, incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Grupo de Escolta Penal (GEP) e Departamento de Operações Táticas (DOT). A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal prestam apoio a ação.
A secretaria assegurou que instaurou procedimento para apurar as circunstâncias da fuga. Ainda de acordo com a própria Seap, a fuga recente aconteceu durante a madrugada, na cela 9, ala A, do Pavilhão IV, que abrigava 738 presos. A Seap explicou que a direção do estabelecimento prisional registrou Boletim de Ocorrência e que peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) foram acionados para realizar perícia no local.
Os foragidos foram identificados como Alziro Tony da Silva, Antônio Marcos Sena da Silva, Cleyton Marques de Mendonça, Francisco Alef Guedes de Lima, Francisco Damião Virgínio de Oliveira, Francisco Eliomar Faustino Júnior, Francisco Rat Pereira da Costa, Genilson Silva de Andrade, Henrique de Oliveira Souza, Ivanaldo Sales da Silva, Max Soares da Silva, e Osvanildo Maria da Silva. A Penitenciária de Alcaçuz abriga 1.649 presos condenados pela Justiça e a última fuga até então tinha ocorrido em 2018, quando um detento fugiu, e foi recapturado. Antes, em 2017, ocorreu uma grande fuga, quando 56 apenados escaparam.
Tags: