Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 20 Dez 2021 | redação Rio Grande do Norte tem registrado frequentes casos de roubos e furtos de fios

Crédito da foto: Reprodução Cobre que vale ouro

Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO

De forma recorrente, é possível acompanhar no noticiário nacional frequentes casos de roubos e furtos de fios de cobre. No Rio Grande do Norte, a situação não é muito diferente. O estado também tem sido alvo desse tipo de ação criminosa, que vem gerando prejuízos não só para os usuários da energia elétrica, mas, também para a empresa fornecedora desse serviço.

Assim como acontece comumentemente em outras unidades federativas do país, o território potiguar também tem registrado frequentes ocorrências de roubos e furtos de fiação composta por esse metal, que tem estado na mira de bandidos de forma mais intensa de uns tempos para cá. No final de agosto deste ano, cerca de 50 metros de fio de cobre e ferramentas usadas no furto da fiação na região do Vale do Açu, foram encontrados com um suspeito.

Na ocasião, um homem foi detido em flagrante ao furtar o material de uma estação coletora de poços da Petrobras, no município de Alto do Rodrigues. O suspeito foi capturado por vigilantes de uma empresa responsável pela segurança do local, junto com cerca de 50 metros de fios de cobre retirados da estação. Além da afiação, a ação também resultou na apreensão de ferramentas como alicate, faca e chaves, que teriam sido utilizadas para a subtração do material.

O homem foi então levado para a delegacia junto com o material apreendido. O acusado foi autuado por furto qualificado e encaminhado ao sistema prisional, à disposição da justiça. Ainda no mesmo mês de agosto deste ano, outro caso foi registrado no interior do estado. Na época, um homem e um adolescente foram capturados por furto de fios de cobre na praia de Morro Pintado, na cidade de Areia Branca. O flagrante aconteceu após a Companhia de Energia ter relatado furto de fios na região.

A dupla foi encontrada com uma quantidade não especificada do material que foi devolvido à empresa prejudicada. O delito causou prejuízos a vários moradores da localidade que ficaram sem energia elétrica. "Quando essa atividade criminosa terminará? Tivemos uma longa série desses roubos e quedas de energia elétrica desde o início do ano. Os moradores querem ouvir a polícia, promotores e juízes", questionou um morador em uma postagem na internet.

E em abril deste ano, a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), realizou a prisão de uma dupla que estava realizando furto de fios de cobre na região da Praia do Meio, zona Leste de Natal. O fato foi registrado após os militares receberem uma denúncia informando que havia pessoas furtando fios na localidade. Eles atenderam a ocorrência e conseguiram localizar os suspeitos já queimando os fios para a retirada do cobre.

A dupla foi conduzida à Central da Flagrantes da Polícia Civil para realização dos procedimentos cabíveis. Já em setembro passado, o caso envolveu um furto da fiação elétrica em salinas do município de Grossos, na região Oeste do estado. Os criminosos teriam torado os fios de alta tensão da rede elétrica de uma salina local e levado os fios. Relatos dão conta de frequentes casos semelhantes na região salineira e de criação de camarões, que estariam resultando em prejuízos milionários para empresas da área.

 

Empresa registra 357 casos em 8 meses de 2021; aumento de 7,5 %

A empresa fornecedora de energia elétrica no Rio Grande do Norte registrou mais de 350 ocorrências relacionadas ao furto de cabos no estado, nos oito primeiros meses deste ano. O comparativo com o mesmo período do ano passado aponta um aumento de mais de 7% na notificação de casos em 2021.

Segundo a Neoenergia Cosern, entre janeiro e agosto deste ano, o Centro de Operações Integradas (COI) da empresa contabilizou 357 ocorrências relacionadas ao furto de cabos. A organização detalhou que esse número equivale a um crescimento de 7,5 % em relação ao mesmo período de 2020.

O mapeamento da empresa deu conta também que as cidades potiguares com maiores registros de furtos de cabos nos oito primeiros meses deste ano foram Natal, Parnamirim e Areia Branca.

Ainda de acordo com dados da Neoenergia Cosern, de janeiro a agosto de 2021, a distribuidora substituiu 40 quilômetros de cabos furtados para garantir o fornecimento em trechos desses três referidos municípios. A empresa destacou que no mesmo período do ano passado, esse número tinha sido quase a metade: 17 quilômetros.

Em setembro deste ano, a Neonergia Cosern recuperou 385 quilos de cabos e de outros equipamentos que haviam sido furtados do sistema elétrico no Rio Grande do Norte. A ação aconteceu em parceria com a Polícia Civil do estado, dentro de mais uma fase da denominada operação “Sucata”. Na ocasião, foram fiscalizados em 11 municípios, 20 estabelecimentos popularmente conhecidos como “ferros velhos”.

Alerta

A empresa, que está presente nos 167 municípios potiguares e atende cerca de 3,5 milhões de habitantes, alerta que o furto de cabos - que assim como o “gato” também representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo - causa transtornos incalculáveis para os consumidores potiguares, entre os quais a queima de eletrodomésticos e a interrupção do fornecimento; e explica que o roubo de cabos ocorre tanto nas redes de distribuição quanto no ramal (fio) que conecta o imóvel do consumidor à rede elétrica da distribuidora.

Tags:

Mossoró
RN
polícia
cobre
fio
furto

voltar