Por Fábo Vale - Repórter do JORNAL DE FATO
O Rio Grande do Norte já acumula 20 assassinatos nestes dez dias de 2022. O número de crimes ainda é bem menor do que o registrado no mesmo período de 2021. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
Segundo a Coine, entre o começo deste ano e o início da manhã desta segunda-feira (10), 20 pessoas foram mortas em todo o estado; contra 35 casos no mesmo período do ano passado, ou seja, 15 assassinatos a menos. O comparativo aponta uma redução de praticamente 43% na quantidade de ocorrências nestes primeiros dez dias de 2022.
Ainda de acordo com a Coine, no acumulado deste ano, Mossoró lidera com cinco assassinatos; seguida de Natal, com três. Os outros 12 crimes foram registrados em diferentes cidades potiguares, como São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana do estado. Esse cenário é diferente do mesmo período de 2021, onde Natal liderava com nove casos e Mossoró só apresentava uma morte.
O homicídio de número cinco em Mossoró em 2022 foi registrado na noite do último sábado (8). Um homem de 23 anos de idade identificado como Francisco Sales de Holanda Filho foi morto a tiro em uma casa em uma área mais afastada da cidade, localizada em uma região da Estrada da Raiz, no bairro Santo Antônio. A informação é de que homens armados chegaram ao local em um carro e atiraram contra a vítima que morreu no local. A autoria e motivação do ataque devem ser apuradas pela polícia.
Corpo encontrado
E na manhã de ontem, o corpo de um homem, ainda não identificado até o fechamento desta matéria, foi encontrado dentro de um matagal às margens da RN-015, próximo a um armazém do sal, ainda em Mossoró. O relato é de que a vítima, que supostamente poderia ser um morador de 21 anos do Ouro Negro, apresentava uma marca de tiro na parte de trás da cabeça. Caso confirmada a causa violenta da morte, a ocorrência seria o 6º assassinato do ano no município.
Tags: