Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 04 Fev 2022 | REDAÇÃO Forças de segurança traçam estratégias para combater roubos e furtos no Oeste

Crédito da foto: Cedida Secretário de Segurança do RN e outras autoridades da área se reuniram ontem na OAB, em Mossoró

Por Fábio Vale / Repórter do JORNAL DE FATO

Diante dos frequentes registros de roubos e furtos de cabos e fios elétricos na região Oeste do Rio Grande do Norte, a alta cúpula da segurança pública estadual esteve reunida nesta quinta-feira (3), em Mossoró, para traçar estratégias contra esse tipo de crime recorrente no interior potiguar.

Representantes das forças de segurança pública do RN se encontraram ontem no auditório da seccional da OAB, em Mossoró, para definir ações de combate a roubos e furtos de cabos e fios elétricos. O assunto foi tratado em uma reunião coordenada pelo titular da Secretaria Estadual de Segurança (SESED), coronel Araújo, e que contou com presença de outras autoridades, como o secretário adjunto, delegado Osmir Monte; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Acioli; e o diretor de Polícia do Interior, delegado Marcos Geriz.

Participaram também da reunião desta quinta, policiais civis e militares da região, gestores da Neoenergia Cosern, empresa fornecedora de energia elétrica no estado, e ainda empresários representantes dos setores comerciais mais afetados pela ação dos bandidos, que além de causar interrupção no fornecimento de energia em lares, estabelecimentos comerciais, setores industriais e em unidades de saúde, também resulta em danos financeiros.

Segundo o secretário da SESED, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, essa reunião serviu para entender melhor o impacto desses furtos, tanto para as empresas como também para a sociedade. “A Polícia Militar e a Polícia Civil já têm intensificado as ações sobre esse tipo de ocorrência. O Corpo de Bombeiros também tem agido, porque quando há esse tipo de furto alguns incêndios também são registrados. Vamos aproveitar que estamos com representantes de toda a região e conversar diretamente com cada um para traçarmos ainda mais estratégias que venham conter esses furtos”, disse.

Depois do encontro, o titular da SESED, coronel Araújo Silva, e o secretário adjunto, delegado Osmir Monte, foram recebidos pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, para tratar de ações desenvolvidas pela segurança pública no município e demais cidades da região Oeste potiguar. A reunião, ocorrida no Palácio da Resistência, sede do Executivo mossoroense, contou também com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Acioli; e do diretor de Polícia do Interior, delegado Marcos Geriz.

OAB Mossoró

A OAB Mossoró informou que acompanhou a reunião, por meio da Comissão de Segurança Pública e Trânsito, na sede do órgão sobre o combate a roubos e furtos de cabos e fios elétricos. A entidade disse que está acompanhando de perto essa situação, e na medida do que a legislação permitir, vai auxiliar todos os envolvidos. A instituição ressaltou que, conforme representantes da Cosern, companhia de fornecimento de energia elétrica, que estiveram presentes no encontro, somente em 2022, já foram registradas 400 ocorrências com relação direta aos furtos de cabos de energia em toda a região de Mossoró e Costa Branca.

Região Oeste tem registrado frequentes roubos e furtos de cabos e fios elétricos

A região Oeste potiguar tem registrado frequentes roubos e furtos de cabos e fios elétricos. Durante a madrugada desta quinta-feira (3), criminosos roubaram vários metros de cabos de alta tensão que ficam às margens da RN litorânea Dehon Caenga e levam energia para as comunidades de Alagamar e Pernambuquinho, na zona rural de Grossos, deixando os moradores das localidades sem energia.

O caso foi divulgado inicialmente pelo site O Facho de Grossos, que cobre o noticiário da região, e deu conta de que, de acordo com a Cosern, 211 clientes foram prejudicados entre às 2h47 e 6h08, quando as equipes conseguiram normalizar o fornecimento. O site reportou ainda que essa foi a segunda ação criminosa registrada no município em menos de um mês, onde há cerca de 15 dias, criminosos furtaram cabos de energia durante a madrugada e deixaram alguns moradores às escuras na comunidade de Areias Alvas, zona rural de Grossos e adjacências.

Durante a ação, os bandidos também danificaram a fiação de internet. Ninguém foi preso. Em agosto do ano passado, um homem e um adolescente foram capturados por furto de fios de cobre na praia de Morro Pintado, na cidade de Areia Branca. O flagrante aconteceu após a Companhia de Energia ter relatado furto de fios na região. A dupla foi encontrada com uma quantidade não especificada do material que foi devolvido à empresa prejudicada.

O delito causou prejuízos a vários moradores da localidade que ficaram sem energia elétrica. E em setembro de 2021, o caso envolveu um furto da fiação elétrica em salinas do município de Grossos, na região Oeste do estado. Os criminosos teriam torado os fios de alta tensão da rede elétrica de uma salina local e levado os fios. Relatos dão conta de frequentes casos semelhantes na região salineira e de criação de camarões, que estariam resultando em prejuízos milionários para empresas da área.

Repercussão

Já em dezembro último, o DE FATO publicou matéria especial sobre esse tipo de crime, onde deu conta de que a Neoenergia Cosern registrou 357 ocorrências relacionadas ao furto de cabos no estado, nos oito primeiros meses de 2021. O comparativo com o mesmo período de 2020 apontou um aumento de 7,5% na notificação de casos. O mapeamento da empresa deu conta também que as cidades potiguares com maiores registros de furtos de cabos nesse período foram Natal, Parnamirim e Areia Branca.

A reportagem detalhou ainda na época que, de acordo com dados da Neoenergia Cosern, de janeiro a agosto de 2021, a distribuidora substituiu 40 quilômetros de cabos furtados e que em setembro do ano passado, a empresa recuperou 385 quilos de cabos e de outros equipamentos que haviam sido furtados do sistema elétrico no estado. Além disso, na ocasião, a empresa alertou que o furto de cabos causa transtornos incalculáveis para os consumidores, entre os quais a queima de eletrodomésticos e a interrupção do fornecimento.

 

Tags:

Segurança
polícia
Mossoró
Região Oeste
RN

voltar