Segunda-Feira, 27 de maio de 2019

Postado às 09h45 | 10 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Eles votaram pelo enfraquecimento do combate à corrupção

Reprodução Confira quem votou para tirar o Coaf do Ministério da Justiça

A luta contra a corrupção no Brasil sofreu derrota nesta quinta-feira (9) no Congresso Nacional, quando um grupo de senadores e deputados votaram pelo enfraquecimento de instrumentos de combate a crimes financeiros.

Um grupo, formado em quase sua totalidade por partidos de políticos presos ou investigados por crimes de corrupção, aprovou a transferência do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) Leia mais

Postado às 08h30 | 10 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 10 de maio

Ilustração Tributo à humanidade

CENSURA À LEITURA CRÍTICA

O jornalista e professor titular da USP, Gaudêncio Torquato criva que a história se repete, ao traçar um paralelo entre a intenção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de cortar investimentos em cursos de filosofia e sociologia e a reforma do ensino médio que o ex-presidente Médici quis fazer em 1970.

Torquato lembrou que depois de 60 dias, um grupo criado... Leia mais

Postado às 15h15 | 09 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Michel Temer se entrega à Polícia Federal em São Paulo

Arquivo Ex-presidente Michel Temer

Do Congresso em Foco

O ex-presidente Michel Temer entregou-se na sede da Polícia Federal (PF) em São Paulo pouco antes das 15h desta quinta-feira (9). A ordem da juíza federal Caroline Figueiredo, que expediu o mandado de prisão, era que ele se apresentasse até 17h, mas o emedebista chegou ao local duas horas antes do prazo limite. Na última quarta (8), aLeia mais

Postado às 08h45 | 09 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 9 de maio

Reprodução STF deu mais uma ajudinha à impunidade

IMUNIDADE EM NOME DA IMPUNIDADE

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, 8, que as assembleias legislativas dos estados têm o poder para revogar a prisão de deputados estaduais, expandindo a estes as imunidades previstas para parlamentares federais no artigo 53 da Constituição. O placar apertado de 6 a 5 teve o voto de “minerva” do presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli.

Os mi... Leia mais

Postado às 18h15 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Salários de professores grevistas serão pagos até o dia 20 de maio

Cedida Juíza Adriana Santiago, da 3ª Vara da Fazenda Pública, intermediou acordo

Em audiência realizada nesta quarta-feira (8), a justiça homologou procedimento administrativo já adotado pelo Município sobre calendário de reposição de aulas. A Prefeitura iniciou o pagamento dos salários ontem (7), a partir de definição de calendário aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Com isso, os professores que aderiram à greve estão recebendo os valores ... Leia mais

Postado às 18h15 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Deputados aprovam projeto que cria novas secretarias estaduais

Arquiivo Governadoria - sede do Governo do RN

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 8, o projeto de Lei Complementar nº 009/2019, que trata da reorganização administrativa da estrutura do Executivo do Rio Grande do Norte. Foram 17 votos a favor e duas abstenções.

A mudança é vista como necessária. Segundo o governo Fátima Bezerra (PT), é para atender as diretrizes do novo governo, não implica ônus para o erár... Leia mais

Postado às 15h15 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Governo forma comissão para discutir calendário de pagamento

Arquivo Membros do Fórum de Servidores vão compor comissão

Comissão composta por representantes do Governo e dos servidores estaduais vai elaborar o calendário de pagamento dos salários de 2019. A criação do comitê foi oficializada por meio de portaria do Gabinete Civil, número 109, publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial.

A Comissão Específica de Negociação Coletiva será composta por representante d... Leia mais

Postado às 15h00 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Fátima Bezerra acusa governo Bolsonaro de usar o "toma-lá-dá-cá"

Ricardo Borges Fátima Bezerra no café da manhã dos governadores com o presidente Bolsonaro

Na reunião do Fórum de Governadores dos estados brasileiros em Brasília, na manhã desta quarta-feira (8) com o presidente da República Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o ministro chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni a governadora Fátima Bezerra entregou a proposta de emenda constitucional - PEC que cria o novo Fundeb.

“O presidente... Leia mais

Postado às 11h00 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Maioria concorda que é preciso fazer reforma da Previdência

Ilustração Sistema previdenciário brasileiro em discussão

A maioria dos brasileiros concordam com é preciso fazer a reforma da previdência, segundo pesquisa Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Veja os números:

Concordam – 59%

Discordam – 36%

Não sabem/não responderam – 5%

Não concordam nem discordam – 1%

Quando perguntado se aprova ou não a proposta encaminhada pe... Leia mais

Postado às 10h00 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 8 de maio

Ilustração Moral e ética, o brasileiro precisa discutir

BRASIL, UM PAÍS DOENTE

Reportagem da Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, mostra o absurdo de pessoas saqueando um caminhão de frangos congelados, depois de o motorista ter morrido em acidente na BR-222, quilômetro 301, na Sede de Tianguá, no norte cearense. Dezenas de pessoas esperaram a saída da Polícia Rodoviária Federal para saquear a mercadoria que era transportada.

Fato parec... Leia mais

Postado às 09h00 | 08 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Operação Balcão investiga suposto venda de decisões judiciais no RN

Polícia Federal Agentes federais cumprem mandados de busca e apreensão

O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deflagraram na manhã desta quarta-feira, 8, a Operação Balcão. Os sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Natal, Parnamirim e em Brasília.

O objetivo é investigar suposta venda de decisão judicial no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

... Leia mais

Postado às 13h00 | 07 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Isolda condena venda de poços; agora defende. Veja vídeos antes e depois

Danina Fromer/assessoria Deputada Isolda na audiência de diretores da Petrorecôncavo com Fátima Bezerra

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) se apressou na tentativa de tirar proveito da chegada da Petrorecôncavo no Rio Grande do Norte, que adquiriu 34 poços maduros da Petrobras. A petista tem procurado assumir a “feito” da provável instalação da empresa em Mossoró.

A parlamentar gravou o vídeo, falando de sua “luta”, e mandou os assessores de imprensa espalhar através de blogs e nas red... Leia mais

Postado às 11h15 | 07 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Empresa Master vai administrar o Parque da Criança de Mossoró

Carlos Costa Prefeita Rosalba Ciarlini assinou o termo de homologação da licitação nesta terça-feira

A Master Produções vai administrar o Parque da Criança de Mossoró. A empresa venceu a licitação, superando concorrentes nas propostas técnicas e financeiras.

Nesta terça-feira (7), a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) assinou o termo de homologação da licitação, em ato no Palácio da Resistência.

A previsão é que o Parque da Criança seja reinaugu... Leia mais

Postado às 09h00 | 07 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Governo define calendário de maio e anuncia pagamento de 2017

Arquivo Governadora Fátima Bezerra

O Governo do Rio Grande do Norte  divulgou nesta segunda-feira (6) o calendário de pagamento dos salários e maio e de uma das quatro folhas em atraso deixadas pela administração anterior. No dia 31 de maio será pago o décimo terceiro de 2017 aos servidores estaduais que têm até R$ 12 mil líquido a receber, atendendo a 6.378 beneficiários (85,3% do total), no valor de R$ 15,6 milhões. No dia 28... Leia mais

Postado às 09h00 | 07 Mai 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 7 de maio

Ilustração Cada um faz a sua parte

CADA UM DEVE FAZER SUA PARTE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, condicionou as discussões sobre um novo pacto federativo à aprovação da Reforma da Previdência. A estratégia é de simples entendimento: o governo exige o apoio dos gestores estaduais para a aprovação da reforma e, em contrapartida, coloca o pacto federativo na pauta do dia.

O jogo é duro: ou os governadores... Leia mais

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO