Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 12h30 | 05 Jan 2018 | Redação Jogos da 1ª rodada do Estadual podem ter segurança da Guarda Municipal ou privada

Crédito da foto: Arquivo/De Fato A possibilidade pode vir a ocorrer se a PM não encerrar a paralisação que ocorre no RN

A reportagem do DE FATO.COM entrou em contato com o presidente da Federação Norte Rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, para saber se a primeira rodada do certame estadual corre o risco de acontecer na data marcada.

O Campeonato Potiguar tem início previsto para o próximo dia 13 e uma questão precisa ser levada em consideração: a operação ‘Segurança com Segurança’ deflagrada pela Polícia Militar no último dia 19 de dezembro. Os policiais estão aquartelados nos quarteis e o patrulhamento reduziu drasticamente neste período.

O mandatário da FNF acredita que até a data de estreia do campeonato uma solução tenha sido tomada. Indagado se não ocorrer essa solução, Vanildo disse que a segurança dos jogos poderá ser feita pela Guarda Municipal ou até mesmo segurança privada.

“Acredito que vai ser resolvido até lá. Essa é uma hipótese que eu não quero discutir. Está havendo reunião (se refere ao Governo e os militares). Nós temos ainda uma semana até o início do campeonato. Se não houver acordo entre as partes o próprio clube pode trabalhar com a Guarda Municipal ou com segurança privada”, disse Vanildo.

 

Expectativa para o Estadual

Perguntado sobre a expectativa da federação para o Campeonato Estadual 2018, José Vanildo disse que é a melhor possível.

“Apesar das dificuldades, acredito que teremos um campeonato muito concorrido. São jogos de ida e volta em pontos corridos. Acredito é um bom Estadual esse ano”.

 

Sem contratações de peso

Sobre a falta de contratações de peso por parte das equipes tradicionais no estado, José Vanildo observa um lado bom: a renovação de jogadores.

“Importante é a renovação dos jogadores e os clubes usarem a base. Os clubes estão ficando mais jovens. Tem também o momento econômico que não é favorável e faz com que os clubes renovem seus elencos”.

 

Possibilidade de aumento de clubes

José Vanildo descartou, por ora, a possibilidade de aumento no número de clubes para as próximas edições. Segundo ele, o número de oitos clubes é o ideal no momento.

“O campeonato tem o número ideal de participantes. A competição com oito clubes tem a capacidade que o Estadual precisa”.

 

Clubes sazonais

Sobre a histórica reclamação da sazonalidade dos clubes, principalmente do interior do estado, e com poucas competições de clubes na primeira divisão potiguar, o mandatário da FNF desconversou e citou que alguns times têm sim competições ao longo do ano e informou que a sazonalidade dos clubes não é privilégio do RN.

“Não é verdade (referindo-se que falta mais competições ao longo do ano no estado). A liga aí de Mossoró promove campeonatos. O Baraúnas participa. Temos também a segunda divisão do Estadual. Essa sazonalidade não é problema do Rio Grande do Norte. Outros estados também tem esse problema e ninguém fala. Temos um calendário alongado para as equipes que deriva das conquistas do Estadual. Estamos em uma dificuldade econômica grande e também é preciso que os clubes revejam seus conceitos. Precisa haver profissionalização. Outro fator agravante é a falta de apoio do Poder Público”, encerrou.

Tags:

Campeonato Estadual
Guarda Municipal
segurança privada
1ª rodada

voltar